Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O candidato a senador Paulo Mourão (PT) pela coligação Frente Alternativa (PT, Rede, PV, PRTB, PC do B e PSD) reuniu-se na noite da última quarta-feira, dia 29, na sede do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins (SINDARE) com representantes de sindicatos para apresentar suas propostas para o Senado e a plataforma “Participe para a Evolução do Tocantins”, uma ferramenta de campanha do site do candidato, que será utilizada como instrumento indutor de debate popular.

Estavam presentes, além do presidente do Sindare, Jorge Couto, o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Tocantins (Sindperito), José Rodrigues da Silva Filho; o presidente do Sindicato dos Instrutores de Trânsito, Eduardo Siqueira Costa; representando do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), o secretário geral Karlos Furtado e Rosimar Mendes; o Assessor Especial da CUT, Saulo Campos, além de membros dos sindicatos citados acima.

Paulo Mourão disse aos sindicalistas que a plataforma é uma ferramenta que será usada para fomentar o debate no Estado. “É um projeto de visão da cidadania que movimentará o sentimento e os anseios da sociedade, estimulando assim, a consciência política e fortalecendo o envolvimento do nosso povo nas discussões, promovendo uma grande interação para compreender melhor e retratar a realidade dos anseios da sociedade”, destacou.

Candidatura ao Senado

Paulo Mourão explicou que o motivo que o leva ao projeto de candidatura ao Senado, é principalmente pela vontade que tem em defender os assuntos de interesse do Estado. “O povo brasileiro precisa de senadores experientes, comprometidos e com coragem para fazer a defesa dos assuntos do Estado cidadão e não do sistema financeiro, zelando principalmente pelos direitos constitucionais do povo brasileiro e promovendo as leis que de fato beneficiem nossa gente” afirmou,

Reforma da Previdência

“Temos que eleger senadores compromissados em fazer os estudos aprofundados das reformas: como a da Previdência, Tributária e a Trabalhista, essa que principalmente envolve os direitos da nossa classe trabalhadora. Não dá para sair por aí aprovando reformas sem antes fazermos os estudos das receitas e do diferencial social, observando as desigualdades sociais e regionais do País”, observou.

Mourão destacou que a Seguridade Social Brasileira é composta por um volume grande de fontes de receitas e que não justifica dizer que há um déficit previdenciário no Brasil. “A Seguridade Social possui algumas fontes de receitas provenientes de impostos, como o IPI, PIS/PASEP, FGTS, Imposto de Renda, o Imposto Sobre o Lucro e o COFINS que é uma das maiores receitas. Tudo isso compõe a seguridade social. Então o volume desses recursos é o tamanho que o governo federal retira da seguridade social 20% que são as Desvinculações de Receitas da União (DRU). Se a Seguridade Social está deficitária como eles afirmam, porque então eles retiram esses 20%? Isso não deveria acontecer. Então eu como Senador vou pedir uma auditoria sobre as receitas”, destacou.

Para Mourão, a forma como está sendo proposta a Reforma da Previdência fará com que a maioria dos brasileiros sejam penalizados, trabalhando cada vez mais e se aposentando mais tarde. O Candidato disse que também que vai propor um estudo sobre a questão da idade abrangendo a situação do trabalhador de cada região do país. “A idade média do povo tocantinense é 73,4 anos, a dos nordestinos é de 68,9 e a da população do sul é de 76,8%. Como é eu vou pegar o trabalhador e dizer que só vai aposentar quando ele tiver 66 anos, isso não é possível, é de uma crueldade. Não só prejudicará as camadas de menor renda, mas a população que mora nas regiões Norte e Nordeste, ampliando a desigualdade regional e a desigualdade de renda no país. Então eu tenho que fazer um estudo maior sobre essa ordem heterogênea e miscigenada que é o Brasil, observando as desigualdades sociais e regionais do país”, explicou.

Reforma Tributária

O candidato ao Senado disse que a Reforma Tributária é outro ponto que precisa ser melhor debatida e avaliada. Ele defende e reforça que o país não vai conseguir avançar se não fizer uma revisão tributária. “Temos que ter uma discussão ampla sobre a modernização do sistema tributário brasileiro, da revisão dos benefícios tributários à carga tributária no país. Só para se ter uma ideia a soma de todos os impostos, contribuições e taxas pagas pelos cidadãos e empresas em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) está entre as mais altas do mundo”, pontuou Paulo Mourão.

Mourão explicou que a carga tributária brasileira tem um peso muito elevado de impostos que prejudica o crescimento econômico do país. Os brasileiros convivem com um sistema de arrecadação de impostos muito complexo e ineficiente, que aumenta os custos, eleva a carga tributária, gerando insegurança e prejudica principalmente o crescimento da nossa economia. “A alta carga tributária impede o crescimento do PIB e o desenvolvimento do Brasil, em função das altas taxas dos juros. Então é preciso haver um equilíbrio desejável e necessário para o reencontro do país com o crescimento econômico e com a inclusão social”, avaliou.

Reforma Trabalhista

Com relação a Reforma Trabalhista o candidato ao Senado disse que teve alguns avanços para a relação empresarial e empregado, mas que o resultado dessa reforma não foi muito boa para a classe trabalhadora. “Essa reforma não foi muito bem concebida, infelizmente não houve interesse no diálogo. É preciso entender que o sistema de relações do trabalho necessita ser modernizado, mas da forma como foi feita não andou para a frente, mas sim, para trás, ocorrendo um retrocesso com precarização dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores cometida pelo Governo Temer Isso também precisa ser melhor avaliado”, considerou.

Livro

Após a explanação, o candidato recebeu das mãos presidente do Sindare, Jorge Couto, um livro sobre “A Reforma Tributária Necessária: Diagnóstico e Premissas”, escrito por 42 especialistas, que traz 39 artigos em seu conteúdo, com estudos na área do direito tributário.

Jorge Couto explicou que o livro é um estudo da qual o Sindare fez parte, que traz uma reforma solidária pensando mais no cidadão. “Temos neste livro diversos dados internacionais e nacionais bem contemporâneos com alternativas e soluções significativas para o sistema tributário brasileiro, com o princípio de combater a excessiva carga tributária sobre o consumo e atacando de forma mais veemente o patrimônio onde há grande concentração de rendas”, justificou.

“Esta publicação é para subsidiar não apenas a sua campanha, mas principalmente a sua atuação dentro do Senado. O senhor é um político que tem tido o compromisso de combater essa absurda desigualdade no tratamento tributário e econômico do país, por isso este livro é para o senhor fazer uma leitura ampla acerca do assunto, e entender melhor quais ações podem ser feitas para melhorar nosso País”, destacou Jorge Couto.

Plataforma Participe

A plataforma “Participe Pela Evolução do Tocantins” é uma ferramenta que está disponível no site de campanha do candidato ao Senado Paulo Mourão. Os interessados em contribuir para a discussão, basta acessar a plataforma através de computador, smartphone ou tablet, por meio do endereço: www.paulomourao131senador.com.br, e fazer um cadastro simplificado na própria plataforma, em seguida fazendo o login para estar apto a participar dos debates pela evolução do Tocantins.

Após o login, basta opinar nas conversas, que são divididas em cinco eixos temáticos: Desenvolvimento Agro Sustentável, Economia e Tributos, Educação e Inovação, Segurança e Inclusão, Saúde e Bem-estar.

A dinâmica de participação se dá em um fórum de discussão, permitindo a sua opinião e a interação com a opinião dos outros participantes. Para isso basta escolher a, ou as conversas, e participar da evolução do Tocantins, sendo atuante na elaboração da plataforma de ação do senadoriável Paulo Mourão.

O cidadão pode ainda sugerir novos temas sejam debatidos na plataforma enviando uma mensagem e a equipe do candidato vai trabalhar para disponibilizar a conversa necessária para a discussão de novas políticas públicas para a sua comunidade.