Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As abstrações informais desenvolvidas por meio da pintura mural e o grafite da artista visual Mozileide Neri (RJ), comporão a terceira exposição deste ano do Projeto Sesc Arte ao Cubo. “Desequilíbrio Linear”, terá sua abertura nessa terça-feira, dia 4 de setembro às 18h30 na praça externa do Centro de Atividades do Sesc Palmas, que fica na 502 Norte. A visitação segue aberta ao público até o dia 19 de novembro. 

O Sesc Arte ao Cubo é um projeto de site specific que tem como espaço de exposição a praça externa do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte). É composto de 03 cubos, medindo 2,5 m cada face. O seu espaço pode ser utilizado de forma parcial ou total, ou seja, os cubos, os muros e a grama. As visitações acontecem de forma espontânea, podendo haver visitas mediadas para grupos organizados dependendo dos agendamentos.

A exposição “Desequilíbrio linear” da artista carioca Mozileide Neri utiliza a pintura e o grafite como técnicas e os muros em vias públicas como suporte. Na utilização de linhas e cores para construção do grafite arte, apresenta e direciona o olhar do observador para pontos diferentes, deixando-o em uma sensação de busca, vertigem, desequilíbrio, mas, ao mesmo tempo, uma liberdade, um espaço aberto para diversas e possíveis leituras. Provoca ainda a investigação acerca da perspectiva, do plano geometral e da existência de um ponto de fuga. O processo de observação se apoia num feixe de raios visuais invisíveis e cônicos, que têm como centro o olho do observador. Embora seja uma noção empírica de observação, a arte exposta é como um extenso labirinto linear em constante desiquilíbrio, onde o observador se encontrará perdido e livre. Os objetivos desse projeto é intensificar a formação de leitores de imagens e proporcionar a troca de experiências e conhecimento entre a arte contemporânea e mediação cultural.

Perfil

É poetisa, contista, cronista e artista plástica. Graduada em Produção Cultural e pós-graduada em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação, ambos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É editora e designer do periódico “Labirinto Literário”. Em 2012 concluiu o curso de Fundamentação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ): Estudo do plano com Regina de Paula, estudo do espaço com João Modé, teoria e história da arte com Ivair Reinaldim. A artista plástica tem quatro projetos expositivos circulando por todo o país: Monotipia e pintura sobre tecido (projeto “Inquietude suspensa”); livros objeto (projeto “Palavras fechadas”), pintura e graffiti sobre muros urbanos e paredes de galerias de arte (projeto “Delicado abismo da desconstrução”) e pintura sobre madeirite (projeto “O peso das vogais longas”). Fora do Brasil, participou da coletiva “The Inner Eye” na Gallert Gold, em Kolkata (Índia/2013) e da coletiva “Bienal Internacional de Pequeno Formato” da Associação Cultural Galeria e Museu Nabila Fluxus, em Vila Verdi (Itália/2012).

O Sesc Arte ao Cubo realiza a abertura da exposição “Desequilíbrio Linear”, de Mozileide Neri (RJ), nesta terça-feira, dia 4 de setembro, às 18h30 na praça externa do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte).