Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Patrocinado

Foto: Divulgação

Analisar a influência do clima organizacional na empresa e nas pessoas, e como estes fatores afetam os trabalhadores são ferramentas que auxiliam o Grupo Jorima a alcançar, cada vez mais, a excelência dentro do universo corporativo a que se destina sua atuação.

O Grupo Jorima é referência tocantinense no setor de serviços terceirizados e está há 17 anos presente no mercado, possui mais de 1200 colaboradores com carteira assinada e um portfólio de clientes que vão desde grandes organizações públicas e privadas, como também pequenas e médias empresas.

O grupo considera que o fenômeno motivacional e a satisfação de seus colaboradores, interferem diretamente no seu desenvolvimento, eficiência e produtividade. As pessoas estão na essência da organização, diagnosticar com maior precisão seu bem-estar, permite ao grupo, atributos para obter diferencial competitivo, em um cenário de alta concorrência. A performance do Grupo Jorima está diretamente ligada ao seu núcleo e ao clima organizacional.

Caravana Jorima

Com foco a oferecer qualidade de vida no trabalho, a diretoria do Grupo empreendeu como atividade contínua a “Caravana Jorima” que já visitou 14 das maiores cidades onde atua, Araguaína, Pedro Afonso, Porto Nacional, Tocantinópolis, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Natividade, Miracema do Tocantins, Lagoa da Confusão e Paraíso foram as primeiras cidades que receberam o projeto que tem o objetivo de diagnosticar através de pesquisa, a satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho. O projeto também objetiva manter os profissionais motivados, alinhados com os valores da empresa e satisfeitos com os benefícios e ambiente onde atuam.

A primeira pesquisa realizada entre seus colaboradores apontou que temas como salários em dia, cursos de especializações, comprometimento e oportunidades são os itens mais lembrados pelos colaboradores ao pontuarem o seu gral de satisfação no trabalho e o porquê da avaliação. Estes resultados mantém o Grupo Jorima focado no seu objetivo maior, que é o de servir as pessoas, com dedicação buscando a excelência em sua missão.

Confira abaixo alguns dos depoimentos dos colaboradores durante a primeira fase da Caravana Jorima

“Trabalho nesta empresa desde quando ela chegou aqui, em junho do ano 2000, para mim é um grande prazer, sempre tive grande apoio tanto do diretor do Grupo como dos colegas, tenho bom relacionamento com meus encarregados que sempre costumam valorizar os méritos dos funcionários, sempre busco fazer meu trabalho da melhor forma e é muito gratificante ver isso reconhecido pela empresa”. Geneci Ferreira da Silva – Servente de Limpeza - Colaborador em Araguatins

“Eu só tenho a agradecer ao Grupo Jorima, por ter me apoiado, através da empresa tive o conhecimento do IFTO e os cursos que disponibilizam, agora tenho curso técnico em informática. Com o apoio da empresa pude pessoalmente evoluir, tive oportunidade de adquirir alguns bens materiais e mais recentemente iniciei a construção da minha própria casa”. Ari Amaral da Silva – Porteiro no IFTO - Colaborador de Araguaína

“Estou na empresa há 3 anos, iniciei na condição de encarregado e hoje sou encarregado líder, após a minha vinda para o Grupo Jorima eu costumo dizer que existia um Sebastião de antes, e um totalmente diferente depois de iniciar o trabalho aqui. Foi realmente um divisor de águas na minha vida, fez toda a diferença, minha vida tem mudado bastante, desejo construir uma longa estrada na empresa, eu só tenho a agradecer de coração à direção do Grupo, a história de cada um e a forma como nos tratam me deixam mais determinado no meu trabalho”. Sebastião – Encarregado Líder – Colaborador em Araguatins

“Sou extremamente feliz com o meu trabalho e muito grato com a empresa, temos uma equipe muito dedicada, muito competente, cada um sabe de sua responsabilidade e executa com muita atenção, toda a comunidade ganha com isso, aqui todo o primeiro contato com a instituição onde exercemos nosso trabalho se dá, primeiramente com essa equipe, se o espaço está limpo, salas organizadas, turnos em ordem isso só é possível por que alguém fez, nós fizemos, eu enquanto gestor do contrato fico muito feliz com a empresa que sempre se preocupa com a orientação e formação das equipes com palestras oficinas e reuniões”. Suedilson Sousa Lopes – Gestor – Colaborador em Lagoa da Confusão

“Faço parte do Grupo Jorima desde 2009 através da empresa Fênix quando começou a prestar serviço para a Assembleia Legislativa, agradeço a Deus e à empresa por ter me dado essa oportunidade de trabalho nestes quase 10 anos, sou muito grata pela confiança que os diretores tem em nós, fiz parte do quadro de uma antiga empresa e noto uma grande diferença no tratamento dado aos funcionários, aqui recebemos em dia, temos vale alimentação e reconhecimento pelo nosso trabalho, pude através do meu trabalho na Fênix formar minha filha no curso de Direito e agora meu filho também irá se formar, já está no 4º período de Direito, minha felicidade não se mede, fazer parte do Grupo Jorima é um imenso prazer fazer parte da empresa é como ser uma grande família, juntos no trabalho nós somos uma família, é assim que me sinto”. Maria Paixão – Copeira – Colaboradora em Palmas.

“Tenho 13 anos de casa, cresci junto com a empresa, tive em todo este tempo experiências profissionais incríveis, sou até suspeito em falar, mas nesse período não tenho nenhuma decepção com o Grupo Jorima, sempre tive muito apoio, tanto no pessoal como no profissional, a liberdade que temos com os diretores a atenção que eles dispensam a nós é algo incrível. O Grupo Jorima cuida de seus funcionários e sempre nos oportuniza reconhecendo as atividades que desenvolvemos. Sou muito satisfeito em fazer parte dessa grande família, sou feliz e quero continuar sendo feliz no Grupo Jorima”.  Geraldo Magela de Sousa - Porteiro – Colaborador em Palmas.

Quando afirmamos que a felicidade está ligada à produtividade, não estamos nos baseando apenas em observações ou reflexões sem base científica. Na verdade, há estudos de universidades e escolas de economia que se debruçaram sobre o tema e chegam sempre à mesma conclusão. Podemos citar o alinhamento estratégico, com ações assertivas, nos processos e procedimentos técnicos, sinergia, melhora no tráfego de informações, necessidades de treinamento, feedback, foco no cliente interno e externo, redução de rotatividade de funcionários além de trazer mais segurança no ambiente de trabalho e na identificação de insatisfações pessoais como resultados da caravana.

O grupo Jorima é uma grande família, cuidar das pessoas está diretamente ligado a tudo o que a empresa oferece como serviço, nos sistemas organizacionais é comum vermos grandes corporações usarem como jargão o termo “grande família” puramente como ações de marketing, nesta empresa que é 100% tocantinense é diferente, isso é vivido no dia a dia.