Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins realizou, na tarde desta segunda-feira (10/9), a solenidade de instalação da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, presidida pelo juiz Roniclay Alves de Moraes. A ação visa cumprir o que determina a Resolução do TSE n° 23.550/2017 e a Resolução do TRE-TO n° 425/2018.

O presidente da Comissão destacou que os trabalhos vão demonstrar à sociedade a credibilidade e a confiabilidade dos sistemas eletrônicos de votação. “A comissão vai fazer a auditoria nas seis urnas que serão sorteadas, de modo a mostrar à sociedade que podem sim, confiar no nosso sistema eletrônico de votação”, explicou.

O Ministério Público Eleitoral foi representado pela procuradora da república, Carolina Rosário, que na ocasião explicou a importância dos trabalhos da Comissão para as Eleições 2018. “Vai demonstrar a lisura do sistema, o funcionamento correto das urnas, deixando o eleitor mais tranquilo quanto a todo o procedimento que vai ser feito. É importante esse trabalho porque vai refletir que realmente é a vontade do povo que será demonstrada através das urnas”.

Integram a comissão os servidores do TRE-TO: Fernando Jorge Ebraim, Valdenir Júnior, representando a Secretária de Tecnologia da Informação; Maria Zita e Aimone Márcia, representando a Secretaria Judiciária; Kathiene Pimentel e Jacira Brito Tavares, representando a Secretaria de Gestão de Pessoas; Ivana Rosa Leão e Talita Ribeiro, representando a Corregedoria Regional Eleitoral, José Carlos Faria e José Barroso Neto, representando a Secretaria de Administração e Orçamento; Heloisa Gomes da Silva e Maria de Lurdes Teixeira Arakaki, da Coordenadoria de Controle Interno.

O trabalho da Comissão de Auditoria é público e pode ser acompanhado por qualquer interessado.

Confira abaixo o cronograma das atividades da Comissão

Atividades

Horário

Data

Preenchimento e recolhimento das cédulas pelos partidos coligações

17 horas

17 setembro

Preenchimento e recolhimento das cédulas por alunos do Colégio Militar de Palmas

16h30

19 de setembro

Montagem do ambiente

------------------

04 outubro

Treinamento da equipe de apoio

------------------

5 de outubro

Sorteio das urnas eletrônicas a serem auditadas

-------------------

6 de outubro

Recolhimento das urnas eletrônicas sorteadas que serão auditadas

-------------------

6 de outubro

Realização da auditoria

7 às 17 horas

7 de outubro

Encerramento da auditoria

17 horas

7 de outubro