Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Washington Luiz Silva Escola incentiva alunos a escrever cartas para servidores Escola incentiva alunos a escrever cartas para servidores

Fazia tempo que Maria da Penha Alves Silva, auxiliar de serviços gerais do Colégio Estadual Dona Anaídes Brito Miranda, localizado em Guaraí, não recebia uma carta. Na semana passada, ela recebeu uma carta de uma aluna, durante a culminância da ação a ‘Era das Cartas’, desenvolvida pela professora de Língua Portuguesa, Lilian Pires de Oliveira Moura, com as turmas do 8º do ensino fundamental.

Lilian explicou que a iniciativa faz parte do projeto ‘Salvando a Língua Portuguesa’, que compõe várias ações, desde leitura, interpretação e produção de textos. “Essas iniciativas são realizadas como forma de incentivar os alunos a terem mais interesse pela arte de escrever. Primeiro estudamos sobre a história das cartas e depois os alunos escreveram cartas para servidores da escola”, frisou. Para desenvolver a ação, a professora contou com a parceria das agências dos Correios, responsável pela entrega das correspondências na escola. Na ação, representou os Correios, o carteiro Flávio dos Santos.

Ione Alves, que leciona redação e língua inglesa, também recebeu uma carta e ficou emocionada com as percepções dos alunos. “Por meio da carta, os estudantes conseguem expressar sentimentos que muitas vezes não conseguem pessoalmente, por isso, a importância dessa iniciativa”, ressaltou.

A estudante Karine Pacheco de Albuquerque, 14 anos, contou que escrever cartas ajuda a treinar a escrita, a redação, a criatividade, além de trabalhar os sentimentos. “Gostei de participar da ação, ajudou a resgatar essa arte que estava esquecida”, disse.

A estudante Heryka Rabelo, 14 anos, além de escrever cartas, participou da apresentação do projeto para toda a comunidade escolar. “Por meio das cartas, expressamos nossos mais profundos sentimentos. Acho que a carta é a mãe das comunicações, porque antes do uso da tecnologia, era a carta que unia as pessoas”, explicou.

A professora Lilian ficou feliz com a repercussão do trabalho a ‘Era das Cartas’. “Com a ação, a proposta foi promover mais interação entre os alunos e os demais servidores que trabalham na escola, como o vigia, a cozinheira e professores”, frisou.

A diretora da instituição de ensino, Terezinha Harter de Feitas, ressaltou a aprendizagem que a ação trouxe para a escola. “Percebemos que os alunos estavam empolgados, e desenvolveram habilidade como leitura e produção de textos”. Ela também se emocionou ao receber uma carta.

Escola premiará professores

Para a gestora Terezinha, o maior desafio de um gestor escolar é conseguir motivar todos os professores a prepararem aulas diferenciadas. Foi aí, que ela teve a ideia de oferecer uma premiação aos professores que fizessem a diferença na escola.

Com esse incentivo, as aulas de todas as disciplinas passaram a ser mais dinâmicas. “A iniciativa movimentou tanto a escola que estou buscando parcerias para premiar mais professores. Como premiação, vamos oferecer ao professor 50% do seu salário”, explicou Terezinha. A solenidade de premiação está prevista para ser realizada no encerramento do semestre.

Projeto de Inglês

Outro projeto que está em andamento na escola é o Festival de Língua Inglesa, por meio do qual os alunos irão interpretar canções que transmitem mensagens positivas como a canção Imagine dos Beatles. “Vamos selecionar com os alunos algumas músicas que eles possam interpretar, com isso, irão estudar pronúncia, palavras e significados”, contou a professora Ione.