Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Candidata à deputada estadual pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), Márcia Helena tem propostas inovadoras para ampliar e aperfeiçoar atendimentos e tratamentos nas áreas de geriatria, oncologia e odontologia na rede Estadual de Saúde. A candidata percebe que essas áreas carecem de insumos, mão-de-obra e recursos para atender a demanda existente no Estado, bem como para a oferta de serviços eficientes e de qualidade.

Na área da geriatria, Márcia Helena propõe investimentos em ações sociais e de saúde para a terceira idade. “Na condição de deputada estadual irei propor ações ligadas à reinserção de idosos no mercado de trabalho, ao combate a violência psicológica, que em Palmas representa 65% dos delitos contra a pessoa idosa ocorridos nos últimos anos, e que certamente não é diferente nos demais município. Além disso, quero ampliar e aperfeiçoar atendimentos específicos aos idosos, como fisioterapia, infectologia e psicologia”, defende.

Oncologia

Márcia Helena quer atenção especial ao combate e tratamento do câncer, enfermidade que segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) matou 209.780 pessoas no exercício de 2015. “Precisamos ser mais incisivos no combate e tratamento dos diversos tipos de câncer, por meio da elaboração de políticas públicas de enfrentamento dessa doença, do direcionamento de emendas parlamentares e da ampliação de alas de tratamento, principalmente em regiões desassistidas”.

Levantamento inédito realizado pelo Observatório de Oncologia, ferramenta do movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), aponta que caso nenhuma medida seja tomada, calcula-se que até 2030 as neoplasias serão a primeira causa de óbito entre os brasileiros. “Nosso projeto propõe a criação do programa Mulheres de Peito, que promoverá a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico rápido do câncer de mama, bem como o redirecionamento de recursos para o Hospital do Amor, referência em combate ao câncer no país”, comenta Márcia.

Apaes e UTI neonatal de Araguaína

Dois pontos de interesse da candidata são o fortalecimento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) e da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e Pediátrica de Araguaína. “As APAE’s necessitam de insumos e equipamentos e nem sempre dispõem de recursos para essa finalidade. Seremos parceiros dessas Associações e lutaremos para que estejam sempre equipadas e fortalecidas, ao passo que defenderemos a modernização e ampliação da UTI neonatal e pediátrica de Araguaína”, explica.

Valorização da odontologia

“Entre as nossas principais propostas para a área de odontologia está a incorporação de ações e serviços de odontologia hospitalar nos hospitais públicos estaduais e a execução de programa de ações preventivas em saúde bucal no âmbito da rede pública Estadual. Além disso, propomos o atendimento odontológico nos plantões 24 horas das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e a aprovação de piso salarial  estadual para a categoria dos cirurgiões dentistas”, elenca Márcia Helena.

A candidata à deputada Estadual propõe ainda um projeto de lei para controle e natalidade de cães e gatos para o estado do Tocantins, pautada no bem estar animal e na saúde pública.

Ficou curioso para saber mais propostas da candidata, acesse a página de Márcia Helena na rede social Facebook e saiba mais.