Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Técnica de inseminação artificial é utilizada para melhorar o padrão genético dos rebanhos

Técnica de inseminação artificial é utilizada para melhorar o padrão genético dos rebanhos Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro Técnica de inseminação artificial é utilizada para melhorar o padrão genético dos rebanhos Técnica de inseminação artificial é utilizada para melhorar o padrão genético dos rebanhos

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com as empresas Alta Genetics do Brasil e Mundo Animal e Representação, inicia nesta terça-feira, 25, a partir das 8 horas, mais um curso de inseminação artificial em bovinos com aulas teóricas e práticas. Na 6ª turma deste ano, as aulas prosseguem até sexta-feira, 28, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Ao longo de três anos do curso, mais de 400 pessoas foram qualificadas. No conteúdo abordado: método e vantagens da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF); anatomia e fisiologia do sistema reprodutivo da fêmea; reconhecimento da vaca em cio; práticas em peças anatômicas e simuladoras; prática de descongelamento de sêmen e passagem do aplicador, entre outros.

De acordo com a diretora de Pecuária da Seagro, Érika Jardim, a secretaria tem mobilizado para que técnicos participem dos cursos e que sejam instrumentos de apoio à produção. “O produtor quer e precisa de um técnico para apoiá-lo e esse profissional precisa estar qualificado para atender às necessidades de uma produção com qualidade”, afirmou.

Inscrição

A técnica de inseminação artificial é utilizada para melhorar o padrão genético dos rebanhos. Os interessados em participar podem se inscrever através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe41haZ3BSRaOu74QeoLfQ-nxnv7pOQ_hy2ms_1ZB_5mVklEQ/viewform?c=0&w=1, mais informações por meio do telefone na Diretoria de Políticas para Pecuária, na sede da Seagro.