Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe da Escola Sesi de Araguaína vai representar o Tocantins na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que, este ano, acontece entre os dias 06 e 09/11 em João Pessoa/PB. Os alunos da equipe Tucuna Droid foram os campeões da etapa estadual da Olimpíada que ocorreu no último sábado, 22/09, garantindo o acesso ao nacional. A equipe é composta pelos alunos Sérgio Gabriel da Silva e Regimar de Negreiro concorrendo na categoria Nível 1 – Ensino Fundamental sob orientação do professor do Sesi, Ulisses Parreira.

A Escola Sesi de Gurupi também participou da fase estadual e garantiu o prêmio de 3º lugar no Nível 2 (Ensino Médio), Melhor Equipe com Dedicação e Melhor Robustez do Robô.  A Escola Sesi de Araguaína, além da classificação nacional, também conquistou o 2º e 3º lugar no Nível 1 e o prêmio de Melhor Equipe de Escola Particular.

Olimpíada de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) utiliza desta temática para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Para participar, os alunos desenvolvem robôs programados para realizar a missão traçada para a etapa.  A missão se caracteriza pela simulação de um ambiente de desastre em mundo real onde o resgate de vítimas precisa ser feito por robôs. Em um ambiente hostil, o robô precisa ser completamente autônomo para cumprir sua missão de seguir uma trilha com obstáculos e desafios.

A competição ocorre desde 2006 e atualmente é considerada a maior competição de robótica da América Latina selecionando equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. A OBR é apoiada pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, CNPq e Capes. Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Sociedade Brasileira de Automática (SBA), RoboCup Federation, IEEE Robotics & Automation Society. É coordenada de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.