Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

A equipe do Serviço Social da Indústria (SESI) embarca nesta segunda-feira, 5, para a capital da Paraíba, João Pessoa, onde representa o Tocantins em uma das modalidades da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que acontece de 06 a 09 de novembro no Centro de Convenções da cidade. A competição reúne os campeões das etapas estaduais de todo País. No Tocantins, a Escola Sesi de Araguaína foi campeã no nível 1 (estudantes do Ensino Fundamental), modalidade que irá defender na Paraíba com os alunos Regimar Negreiro e Sérgio Gabriel Silva.

Os professores Ulisses Parreira e Elver Chagas e a diretora da Escola Sesi, Carmelita Cavalcante integram a equipe técnica que acompanha os alunos na competição. A OBR é uma olimpíada científica que utiliza da temática da robótica para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas e identificar talentos.

Desde 2015, a Escola Sesi de Araguaína teve êxito em todas as etapas estaduais da Olimpíada conquistando vaga e bons resultados nas etapas nacionais, a exemplo do 12º lugar em 2016 em Recife/PE. O professor e coordenador do projeto, Ulisses Parreira, explica que a expectativa deste ano é ficar entre os 5 primeiros colocados.

Para participar da competição, os alunos desenvolvem robôs que devem realizar a missão traçada para a etapa sob a avaliação de técnicos que conferem pontuação a critérios como assertividade e melhor tempo.  As melhores performances seguem na competição dividida em baterias.

Os vencedores da OBR disputam a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. A OBR é apoiada pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, CNPq e Capes. Eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR), congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial, acontecem simultaneamente à competição realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR.