Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi por meio das Secretarias Municipais do Idoso e do Trabalho e Assistência Social promoveu nesta quinta-feira, 27, uma manhã recheada de atividades para a turma da melhor idade no Uniclube, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso.

A programação foi diversificada e contou com: oração, alongamento e exercícios físicos, momento de interação, sorteio de brindes, desfile de moda, música ao vivo, almoço e palestra com a defensora pública Lara Gomides, sobre direitos dos idosos, que e os alertou sobre fraudes bancárias. Mais de 300 pessoas participaram do evento.

Quem aproveitou bastante a programação foi o aposentado Marcelino Carneiro, de 83 anos, que dançou forró com muita disposição e contagiou a todos com sua alegria. “Gosto muito dessas programações, sempre procuro participar e me divirto muito, afinal, ao contrário do que muitos pensam, a terceira idade é uma fase muito especial”, comentou.

Para o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, é de suma importância a gestão municipal olhar com carinho para os idosos e promover ações que os valorizam. “É uma fase onde as pessoas precisam de atenção e cuidado; nós temos buscado proporcionar tudo isso a eles, por meio de muitas atividades e políticas públicas em favor dos idosos”, destacou o prefeito.

A secretária municipal do Idoso, Regiane Garcia, lembrou que eventos como este são realizados durante o ano todo, com foco na inclusão da melhor idade. “Isso é constante, sempre estamos realizando esse tipo de atividade e os idosos acham muito interessante, são muito participativos e é notória a alegria e gratidão deles nos eventos”, disse.

Valorização dos idosos

Na gestão do prefeito Laurez Moreira, Gurupi cresceu em políticas voltadas para a melhor idade, visando à garantia dos direitos da pessoa idosa. O município hoje possui uma Secretaria do idoso, a Casa do Idoso, que é um abrigo referência para o Estado do Tocantins, a Academia do idoso, que acontece em várias praças da cidade de segunda a sexta e oferece atividades físicas com acompanhamento gratuitas.

Já foram entregues mais de duas mil carteiras do idoso, que possibilitam a eles viajar de ônibus gratuitamente para qualquer lugar do Brasil. Além disso, os idosos são inseridos em várias atividades culturais do município, como o Carnaval de Gurupi e o Arraiá da Amizade, onde sempre fazem suas participações com apresentações que contagiam o público, entre outras.