Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O compromisso de promover oportunidades para garantir um futuro digno a cada criança e adolescente tocantinense foi reafirmado pelo governador e candidato à reeleição, Mauro Carlesse (PHS), na manhã desta sexta-feira, 28. Em seu escritório político, em Palmas/TO, Carlesse assinou o termo “Mais que promessas”, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Simultaneamente, assinou as Cartas-Compromisso com a primeira infância, criança e adolescentes, junto ao Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Glória de Ivone.

Ao assinar o termo "Mais que promessas", o governador se comprometeu a dar prioridade absoluta aos direitos e ao bem-estar das crianças e dos adolescentes em seu Programa de Governo, bem como a incluir respostas políticas e programáticas aos desafios propostos pelo Unicef. Já com as Cartas-Compromisso do Cedeca, Carlesse reafirmou que, em seu Governo, vai priorizar atendimento integral dos direitos das crianças no ciclo de vida da Primeira Infância (de 0 a 3 anos); planejar e implementar políticas públicas efetivas que garantam o atendimento integral, promovendo a equidade e contemplando a diversidade das crianças e adolescentes.

Conforme a chefe do Território Amazônico do Unicef no Brasil, Anyoli Sanabria López, o termo traz recomendações de ações concretas e políticas que podem ser implementadas com foco no combate à pobreza, à violência, na garantia de educação, saúde, saneamento, dentre tantos outros. Por sua vez, a articuladora do Cedeca, Simone Brito, pontuou a necessidade de tornar as ações voltadas às crianças e adolescentes políticas públicas de Estado, de modo que não fiquem sujeitas a mudanças no cenário político.

O Governador frisou que o futuro digno para as crianças e adolescentes passa, necessariamente, pela garantia de oportunidades aos pais e mães, entendendo que uma família precisa ter as condições financeiras para prover o seu sustento, mas que cabe ao Estado fazer sua parte promovendo a educação, a saúde e a segurança para que as crianças tenham melhores condições e acesso à escola.

“A palavra é oportunidade. A gente vai trabalhar incentivando as crianças, dando condições aos municípios de implementarem ações para atendê-las, assim como os adolescentes. Sem um Governo que garanta trabalho para os pais, nada vai adiantar. Muitas vezes vemos uma criança que deixa de ir para a escola porque precisa trabalhar. Se dermos condições aos pais de sustentar essa criança, ela vai poder estudar e ter um futuro melhor. Vamos cuidar das crianças, dos pais e das mães”, garantiu Carlesse.

Educação

Focado em promover políticas públicas que atendam a este público, Carlesse, na condição de Governador do Estado, já havia assinado, nessa quinta-feira, 27, a adesão do Tocantins à plataforma Busca Ativa Escolar, instrumento que visa ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, também desenvolvida pelo Unicef. Com a ferramenta, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Na oportunidade, reforçou a importância da implantação de políticas públicas que priorizem a educação, a saúde, a superação da pobreza e projetos que incentivem a criatividade, envolvendo as novas tecnologias. "O novo programa Pioneiros Mirins, que vamos criar, é mais uma ação que vai ajudar a garantir futuro para as nossas crianças. Quem me conhece, sabe o quanto eu me preocupo e como me atinge ver crianças sem oportunidades. Não vamos medir esforços para mudar essa realidade”, pontuou.