Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A 13ª edição Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins (Chico) exibe nesta sexta-feira, 28, a última oportunidade para o público prestigiar os filmes concorrentes das mostras Regional, Brasil e Tocantins. A entrada é franca e há opções para todas as idades, simultaneamente, no CineSesc e Cine Cultura.

O público pode conferir no Cine Cultura, a partir das 16h30, os filmes da Mostra Regional Vento Menino (MA), Nenúfares (CE), Eróica (CE) e No fim de tudo (RN). A partir das 20 horas, o espaço recebe a Mostra Brasil com Afronte (DF), Casa Cheia (PE), Carne (RJ) e Tocantins com Gigantes de Palma, Olhai por Nós e O Espetáculo das Américas.

Já no CineSesc as atividades têm início às 13 horas com Mostra Brasil - Demônia – Melodrama em 3 Atos (SP), Cabra Fêmea (BA), Entre Sós (RS), Lésbica (BA), Nascida para Matar (SP) e Close (CE); e a Mostra Tocantins - No Avesso da Noite, Mulher Guerreira, Menina Bonita de Tranças eTá Longe.

Já no sábado, 29, acontece os painéis de formação para os realizadores locais e também a cerimônia de premiação dos filmes.

Exibições

A noite desta última  quinta-feira, 26, teve casa lotada no Cine Cultura, com a participação do público em geral e também de caravanas de escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estudante da Escola Municipal Beatriz Rodrigues, a dona de casa Mara Silva, 58 anos, nunca tinha ido ao cinema e ficou encantada com a experiência. “A gente é acostumada a assistir só mesmo a televisão porque não tem condições financeiras de sair muito assim na rua, mas como a minha turma do colégio veio, eu aproveitei e gostei demais, achei lindo ver essas telas grandes com um monte de histórias legais”, disse.

Estudante de Comunicação da Universidade Federal do Tocantins, Heloísa Dantas também aprovou a experiência. “Quando divulgaram o Festival na universidade, eu corri para buscar a programação e participar. Estou impressionado quantas opções excelentes nós temos no audiovisual local”, disse.

Festival

O festival foi realizado pela última vez em 2013. No total, são 48 filmes, com mais de 700 minutos de histórias. Durante as exibições, o público vota no melhor filme das mostras Infâncias, Regional, Brasil e Tocantins, sendo que nas duas últimas há votação também do júri técnico.

O produtor e o realizador do filme vencedor vão receber como prêmio a participação em um festival de cinema internacional.  O Júri Popular, constituído pelo público espectador, escolhe o Melhor Filme em todas as mostras: Mostra Brasil, Mostra Tocantins, Mostra Infâncias e Mostra Regional. Os filmes com maior número de votos em cada exibição serão premiados com o Troféu Chico 2018. Além disso, o Júri Técnico concede o Prêmio Especial ao Melhor Filme da Mostra Tocantins, destinado ao diretor ou produtor do filme, com uma Residência Artística Internacional em festival de cinema realizado na América Latina em 2018. A empresa Mistika Post oferecerá um prêmio especial para o Melhor Diretor do Tocantins, sendo R$ 4 mil em serviços de pós-imagem.