Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Doris Coutinho, escolheu o modelo Open Access (Acesso Livre) para publicação de seu novo trabalho, o livro “Finanças Públicas:  travessia entre o passado e o futuro”. Nesta próxima terça-feira, 2 de outubro, os frequentadores da Livraria da Vila, localizada na Alameda Lorena, 1731, Jardim Paulista, em São Paulo/SP, terão a oportunidade de conhecer a autora e conversar sobre o trabalho.

A autora explica que a obra é uma continuação de seu primeiro livro – “O ovo da serpente: as causas que levaram a corrupção a se alastrar pelo Brasil”, onde foram exploradas as razões que trouxeram o País até a atual conjuntura, "a este patamar de ‘desgoverno’ e corrupção sistêmica”, afirma a conselheira. 

Doris destaca que o seu segundo livro vem numa outra vertente, "pontuando sobre o que podemos fazer para mudar este cenário”, afirma.

Para o jornalista João Villaverde, autor da apresentação da obra, o livro tem um escrita leve e dinâmica. “Uma narrativa engajada, corajosa e aberta ao leitor não especializado”, pontuou. Villaverde ainda complementa que, diante da crise econômica, política e moral, o livro guiará o leitor “de forma habilidosa na busca por saídas”.

Seguindo a programação de lançamento, após São Paulo, a autora fará em Palmas uma noite de autógrafos na livraria Leitura, em um shopping da capital, no dia 10 de outubro, às 19h.

A autora

Doris de Miranda Coutinho é paranaense e formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Reside no Tocantins desde 1989, onde atua como Conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Doutoranda em Direito Constitucional pela Universidad de Buenos Aires – UBA, é especialista em política e estratégia nacional e em gestão pública, com ênfase em controle externo. Além da obra ora em lançamento e do livro antes mencionado, “O ovo da serpente”, publicado pela Editora Fórum em 2016, possui diversos artigos científicos publicados em periódicos técnicos e artigos de opinião em jornais e revistas de circulação nacional.