Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

O encerramento da campanha vitoriosa de Paulo Mourão (PT) ao Senado ocorreu na noite desta última quinta-feira, dia 4, na Vila Operária, em Porto Nacional com a presença de candidatos a deputado estadual da coligação Frente Alternativa, bem como do candidato a governador Márlon Reis (Rede). Paulo Mourão foi recebido com festa pelos moradores da Vila, construída na sua gestão como prefeito, realizando o sonho da casa própria para famílias carentes do município. “Passa um filme, boas lembranças, quando caminhando nas ruas para medir, fazer o plano viário da Vila Operária que tanto orgulho me traz”, relembrou o ex-prefeito que entregou a Vila Operária em 2007 com 300 casas populares, energia, água, esgoto e asfalto.

Uma obra que tem o reconhecimento dos moradores. “Tenho certeza que como senador Paulo Mourão vai fazer pelo Tocantins o que fez como prefeito em sua gestão, vai dar casas para todas as pessoas que precisam nesse estado”, disse o jovem morador Wellington Ribeiro.

O vice-prefeito e candidato a deputado estadual Ronivon Maciel (PROS) destacou que não poderia ser diferente a recepção da Vila Operária a Paulo Mourão. “O senhor tem uma importância muito grande para Porto Nacional, em especial da Vila Operária, com certeza irá contribuir muito com o Tocantins e com o Brasil, por tudo aquilo Paulo Mourão que o senhor tem construído na sua vida, mas acima de tudo pela sua ética, seu comprometimento com o povo e com os menos favorecidos”, discursou Ronivon. “Jamais deixaria de votar e apoiar Paulo Mourão para senador porque acredito em Paulo Mourão e entendo que é o homem preparado e acima de tudo trabalha pela coletividade”, declarou.

O vereador e candidato a deputado estadual Djalma Araújo (PV) foi um dos mais enfáticos ao defender a eleição de Paulo Mourão ao Senado e Márlon Reis Governador. “Vamos eleger Paulo Mourão, o melhor prefeito que esta cidade já teve, porque se tiver outro melhor está para nascer, ou se nasceu nunca assumiu a Prefeitura. Está aqui o melhor prefeito de todos os tempos”, destacou Djalma.

O candidato a deputado estadual Natal Castro (Rede) elogiou a forma criteriosa com quem Paulo Mourão aplica suas emendas parlamentares como deputado estadual. “Considerado o deputado mais atuante e o que melhor aplicou as emendas parlamentares, com competência em ações de saúde, educação, segurança e geração de renda através da agricultura familiar”, destacou. “Com fé em Deus você vai ser eleito porque o povo do Tocantins vai retribuir com voto”, afirmou Natal.

O ex-vereador e diretor de Saúde Bucal do município, Paulinho Galvão lembrou que Paulo Mourão é conhecido como homem público preparado que sempre defendeu os interesses de Porto Nacional, do Tocantins e do Brasil. “É um orgulho estar aqui nesta noite para dizer a todos vamos dar as mãos, numa só voz e compromisso de eleger ao Senado da República esse homem tão valoroso que é Paulo Mourão”, discursou.

A candidata a deputada estadual professora Cléia (PT) falou das características de Paulo Mourão como gestor. “Homem ético, sensível, que consegue sentar com os trabalhadores, ouvir as nossas necessidades e buscar solução para elas”, elogiou. “Quando Paulo Mourão era prefeito de Porto Nacional nossas crianças tinham café da manhã, lanche, almoço e janta, isso fez diferença para muita gente, muitas pessoas não tinham casa e ganharam moradia digna, isso porque Paulo Mourão é sensível, ouve o necessitado, sabe o que o pobre precisa”, assegurou.

O palanque de Paulo Mourão e Márlon Reis recebeu ainda uma visita inesperada, a do vereador de Palmas e candidato a deputado estadual Júnior Geo (PROS), que foi convidado por Mourão a subir no palanque. Ao discursar, Júnior Geo, que é filho de Porto Nacional, frisou que embora pertença a outra coligação, por questões de alianças políticas do seu partido, vota para Paulo Mourão e Márlon Reis. “Não escondo da minha presidente de partido, ela respeita o meu posicionamento, por acreditar que é uma excelente opção o que eu escolhi”, declarou. “ Eu não procuro pedir voto para quem me oferece algo em troca, eu voto e peço voto em quem eu acredito”, afirmou Júnior Geo. “Vejo a necessidade que os bons ingressem na política, para que os maus lá não permaneçam”, ressaltou o professor.

Paulo Mourão fez um discurso de agradecimento pela campanha que fez, ao lado do candidato a governador Márlon Reis. “Um grande homem, um grande brasileiro, um homem que trabalha em prol do Brasil, pela transparência, pela aplicabilidade com honestidade dos recursos públicos”, discursou. “Fico feliz de me ombrear com o senhor neste momento, me traz uma tranquilidade, confiabilidade, um vigor no meu caminhar”, garantiu.

Paulo Mourão pediu aos eleitores muito zelo na hora de votar. “É muito importante o acerto do seu voto”, observou”. “Vai dizer os rumos e as conquistas para os próximos quatro anos”, reforçou ele lembrando que tem 75 mil tocantinenses que não têm casas. Ele defendeu a eleição do candidato a presidente Fernando Haddad (PT) “para fazer o país voltar a funcionar”, sendo bastante aplaudido. Defendeu Marlon Reis governador “para botar ordem no Tocantins e promover o desenvolvimento plural que nós defendemos”.

O candidato a senador defendeu educação com qualidade com o fortalecimento do Fies, Prouni, a ampliação do Minha Casa Minha Vida, da Bolsa-Família, a geração do emprego e melhor renda ao povo, através de um governo voltado ao bem-estar da população. “Não deixe ninguém atrapalhar o nosso futuro, principalmente os que já estão em Brasília e votaram a Reforma Trabalhista, contra o trabalhador, os que votaram a Reforma da Previdência na comissão especial contra o trabalhador, os que votaram o teto dos gastos para impedir que se invista nas universidades, se melhore as escolas, se garanta melhores salários aos professores”, destacou.

Para Mourão, a solução para o Brasil não é matar, a solução para o Brasil é educar. “A educação para este país é a solução de muitos problemas que nós convivemos, nós precisamos de um presidente que chame o povo ao diálogo, que estenda mão amiga para o quilombola, para o índio, para o pobre, que abrace, que beije, que dê solução ao desemprego dos jovens, nós precisamos de um presidente que ampare as pessoas que precisam de hospitais, de saúde com qualidade”, afirmou. “Queremos um governador que resolva o problema da saúde do Tocantins, que não deixe pessoas morrendo em filas de hospitais, queremos um governador que gere emprego para nossa juventude, que construa mais casas para quem não tem habitação, que reforme a casa de quem não tem como reformar, que garanta salários em dia e melhores salários ao trabalhador, um governador que estenda a mão amiga e diga que dinheiro público será aplicado em benefício do povo tocantinense”, sustentou.

“Queremos um senador que vá a Brasília defender o trabalhador e a trabalhadora, eu vou reformar essa lei trabalhista, não vou deixar essa lei penalizando o trabalhador. Não votem em quem votou contra o trabalhador. Procurem saber, porque nós não estamos aqui para atacar pessoalmente ninguém”, declarou. “Reflitam. Quero um Tocantins cidadão, acima de tudo independente, consciente autônomo, aonde o povo escolhe quem vai representá-lo”, disse.

O candidato ao Governo do Estado, Márlon Reis falou que fez questão de encerrar as reuniões e comícios ao lado de Paulo Mourão, em Porto Nacional pela ligação de laços familiares que tem com a cidade, onde viveram seu avó e tios. “Aprendi muito com esse homem desde o ano passado quando começamos a nos reunir e trocar ideias sobre o Tocantins”, afirmou. “É uma honra para Porto Nacional e o Tocantins ter um cidadão como esse”, disse Márlon. “Com muita honra eu tenho pedido voto para Paulo Mourão por onde eu passo, é desse tipo de cidadão que nós precisamos no Congresso Nacional”, destacou.

Compra de Voto

O candidato a governador falou ainda como ainda está enraizada a cultura da compra do voto, mesmo para ele que foi um dos líderes da implementação da primeira lei de iniciativa popular no Brasil e que não foi a Lei da Ficha Limpa, mas a lei que proíbe a compra do voto no ano de 1999. “A Igreja católica, OAB e outras entidades coletaram 1 milhão de assinaturas para ver proibida a compra do voto, lá se vão 20 anos e essa prática continua forte, mais de mil pessoas cassadas no Brasil por compra de votos”, disse ele. “Eu, mesmo sendo um líder desse movimento, conhecido em todo o Brasil pela minha vinculação a esse movimento, vocês não têm ideia da grande quantidade de pedidos de compras de votos que eu recebi nessa campanha e de maneira até não disfarçada”, disse o candidato, citando pedidos de dinheiro e outras benesses. “Doutor Márlon, me arruma aí 20 reais, não posso sou candidato a lei me proíbe, aí o cidadão: não, mas ninguém vai saber, aí eu respondi nós dois vamos saber, isso basta”, citou um caso. “Eu recebi pelo WhatsApp o pedido de um milheiro de telhas, em troca de seis votos da sua família, aí eu respondi o seguinte, eu não posso lhe dar um milheiro de telhas, mas eu lhe prometo uma política habitacional que vai tirar dezenas de milhares de famílias do relento”, citou outro caso. “Como que vamos trocar um milheiro de telhas por uma completa medida habitacional que vai resolver a vida de milhares e milhares de pessoas”, indagou. “É disso que estamos falando, é isso que viemos propor: política pública, resolver os problemas em massa, para grande quantidade das pessoas que precisam disso, mas se a gente desvirtuar a eleição a gente desvirtua o mandato, porque a eleição é a véspera do mandato, uma pessoa que se conduz mal na eleição, não se conduzirá bem no governo, isso é óbvio. Quem pratica corrupção na eleição, vai continuar no governo e nós não temos alternativa que não seja evoluir como sociedade”, encerrou, pedindo o voto e a confiança para chegar ao Governo do Estado e para Paulo Mourão para o Senado da República.