Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Mais de mil militares atuam nos municípios tocantinenses, além de assentamentos e aldeias indígenas Mais de mil militares atuam nos municípios tocantinenses, além de assentamentos e aldeias indígenas
  • Mais de mil militares atuam nos municípios tocantinenses, além de assentamentos e aldeias indígenas

Uma urna eletrônica precisou ser substituída em Palmas/TO devido a um problema de hardware que bloqueou a urna. O problema aconteceu na seção 87 no Colégio Dom Alano Du Noday. Foi a única ocorrência de problema com urna eletrônica confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins (TRE-TO) até o momento.

No restante do Estado outras ocorrências foram registradas envolvendo crime eleitoral de derramamento de santinhos em locais de votação, o que é proibido.

A Polícia Militar registrou derramamento de santinhos em três cidades no Tocantins. Segundo a corporação, em Tocantínia as equipes localizaram material da candidata a deputada federal Pastora Hilda (Patri) em frente ao Colégio Antônio Benvindo da Luz. O mesmo crime eleitoral foi registrado em Lajeado onde a PM localizou ainda no sábado, 6, santinhos espalhados em frente a duas escolas que são seções eleitorais. Os santinhos eram dos candidatos a presidente Geraldo Alckmin (PSDB), deputado federal Luciano de Castro (PSDB), senador Ataídes de Oliveira (PSDB), deputada estadual Crys Fraga (PSDB) e governador Carlos Amastha (PSB). Os policiais recolheram alguns santinhos para procedimentos.

Em Miracema do Tocantins também houve registro de material de campanha espalhado em frente a uma seção eleitoral neste último sábado. Os santinhos eram do candidato a presidente Geraldo Alckmin e do candidato a deputado federal Luciano de Castro.

Não houve detidos ou suspeitos conduzidos em nenhuma das ocorrências, mas o crime foi registrado. Espalhar santinhos pelas ruas é crime eleitoral.

Segurança

A Polícia Militar faz parte do esquema de segurança planejado para atuar durante a eleição deste domingo, 7. Ao todo 1.038 policiais foram designados para atuar em todos os 139 municípios do estado, além de aldeias indígenas para reforçar o policiamento durante a votação.

O objetivo do planejamento, de acordo com o comando da PM, “é garantir ao cidadão exercício do seu direito constitucional na escolha dos novos representantes do país”. Estão sendo realizadas atividades de policiamento de caráter preventivo, ostensivo e educativo e/u repressivo, no intuito de inibir práticas de crimes comuns, eleitorais e/ou outros, especificamente.

Mais de mil policiais atuam nos 139 municípios, além de assentamentos e aldeias

O exército também atua nas eleições deste domingo. Cerca de 120 militares do 32º Grupo de Artilharia de Campanha (32º GAC), com sede em Brasília-DF, estão em Palmas para reforçar o efetivo do 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) na Garantia da votação e apuração das eleições realizadas nesta data.

Os militares do 32º GAC estão sendo empregados, juntos com a Polícia Militar do Estado Tocantins, na realização da segurança de 49 locais de votação da 29ª Zona Eleitoral, de forma a liberar parte do efetivo da PM para o policiamento ostensivo.

Exército reforça forças de segurança no TO