Estado

Foto: Divulgação  Evento dará início à comemoração dos 60 anos da cidade que será comemorado no dia 14 de novembro Evento dará início à comemoração dos 60 anos da cidade que será comemorado no dia 14 de novembro

A praça do Centro Cultural Mauro Cunha, de 9 a 11 de novembro, será palco para a primeira edição do GuruFestival, Festival da Canção de Gurupi. O evento dará início à comemoração dos 60 anos da cidade que será comemorado no dia 14 de novembro passará a fazer parte da programação de aniversário de forma permanente. O evento é promovido pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e conta com parceiros.

O festival busca oportunizar a partir dos valores mais legítimos da cultura tocantinense a criatividade e a manifestação dos artistas, com destaque para a música e a arte como um todo, além de incentivar o surgimento de novos valores no campo da arte e promover a troca de experiências entre músicos, poetas, compositores e intérpretes da música nativista do Tocantins com os demais estados brasileiros.

“O GuruFestival vai ampliar nossas ações de cultura, fortalecer e dar representatividade ao setor cultural de Gurupi. Outro ponto positivo é a participação aberta para todos os estados brasileiros, uma oportunidade de divulgar a nossa cultura bem como de conhecer a cultura de outras regiões. Além disso, o festival vai proporcionar aos cidadãos gurupienses momentos de lazer e diversão”, declara o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

Edital do Concurso de Músicas

Para participar do concurso de músicas do GuruFestival alguns critérios devem ser seguidos, explica a secretária municipal de cultura e turismo, Zenaide Costa.

“Entre os critérios que constam no edital, o concorrente deverá seguir à risca, por exemplo, as composições concorrentes devem obedecer preferencialmente aos ritmos nativistas tocantinenses, como toada, roda, catira, coco, folias e outros; as composições devem ser em Língua Portuguesa; e o trabalho depois de inscrito não poderá ser divulgado até a decisão do concurso. São alguns itens que devem ser observados com atenção para que não haja a desclassificação”, afirma Zenaide.

Confira aqui a íntegra do edital, que também pode ser encontrada na página da Prefeitura de Gurupi, no endereço www.gurupi.to.gov.br.

Premiações

Serão mais de R mil em premiação distribuídos entre as composições classificadas e as vencedoras do festival. Os prêmios são para o primeiro até o quinto lugar, e variam de um a sete salários mínimos.

Também serão premiados, a música mais popular, que será escolhida pelo público, o melhor intérprete, a melhor música instrumental, o melhor tema na categoria Estado do Tocantins, e a classificação da música, que também dá direito a prêmio.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e encerram no próximo dia 22, e devem ser realizadas no mesmo endereço do edital.