Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Eidimarques Vaz

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Assistência Social (Semas), realizou nesta última terça feira (16), uma reunião com a equipe da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para definir detalhes da volta da Universidade da Maturidade (UMA) ao município.

Foi debatido os termos do acordo de responsabilidades de cada Instituição. A previsão de lançamento do edital de seleção dos alunos é para novembro.

A secretária da Assistência Social, Verônica Fontoura, afirmou que já sonhava com a UMA na cidade há muito tempo. “A Universidade da Maturidade traz mais uma oportunidade para os nossos idosos de sair do anonimato e a gestão Joaquim Maia deseja que esses idosos sejam protagonistas. Não é porque está idoso que deve ficar de lado e não ter oportunidades. Nós precisamos que os nossos idosos estejam cheios de conhecimento”, destacou Verônica.

Segundo o assessor de projetos da UFT, Fernando Nunes, a universidade é capaz de responder às necessidades específicas para pessoas acima de 45 anos. “Lembrando que não temos idade máxima para pessoas que queiram estudar. Temos a idade mínima que é de 45 anos”, informou Fernando.

Universidade da Maturidade

A UMA foi criada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, além disso, visa a integração deles com os alunos de graduação, identificando o papel e a responsabilidade da Universidade em relação às pessoas de terceira idade.