Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O prefeito Laurez Moreira participou na manhã desta quinta-feira, 18, do I Seminário Regional de Educação Fiscal com o tema “Formação de Disseminadores de Educação Fiscal” realizado na Câmara Municipal de Gurupi pela Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento (Sefaz/TO).

Na ocasião foi assinado o termo de adesão ao Grupo de Trabalho do Programa de Educação Fiscal Estadual com vistas à implantação do Programa Municipal de Educação Fiscal e do Grupo Municipal de Educação que desenvolve ações em conjunto para a execução dos projetos previstos no Programa Nacional de Educação Fiscal. Assinaram o termo juntamente com o prefeito de Gurupi a secretária municipal de Planejamento e Finanças, Keila Iwasse, e o secretário Municipal de Educação, Eurípedes Fernandes.

O Grupo de Educação Fiscal do Estado do Tocantins (GEFE) apresentou aos participantes do I Seminário o Programa de Educação Fiscal que visa estimular os municípios a adotarem o Programa e passem a implementar dinâmicas que ajudem na formação da consciência fiscal do cidadão.

“Quando trabalhamos para que o cidadão entenda que a sua participação na educação fiscal é importante estamos contribuindo para o desenvolvimento da cidade. A sociedade brasileira cobra eficiência desde a arrecadação até a sua aplicação, e é por isso que buscamos sempre melhorar a nossa atuação, nós temos provado aqui em Gurupi que quando se faz a política certa de aplicação dos recursos públicos a cidade se desenvolve”, declara o prefeito Laurez Moreira.

A Prefeitura de Gurupi ao aderir ao programa se comprometeu com as causas que buscam a melhoria da gestão pública e a qualidade na aplicação dos recursos públicos na cidade. “Gurupi já é exemplo em administração pública e agora dá mais um passo importante na formação do cidadão consciente e, consequentemente, aumenta a possibilidade do crescimento da receita municipal”, afirma a Superintendente de Administração e finanças da Sefaz/TO, Kelma Lima.

Para a secretaria de Planejamento e Finanças de Gurupi, Keila Iwasse, o programa vai despertar na sociedade gurupiense a consciência para o pleno exercício da cidadania. “Os objetivos a serem buscados pelo programa querem sensibilizar os cidadãos para a função socioeconômica do tributo, levar conhecimentos sobre administração pública e principalmente incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos, contribuindo para a formação de cidadãos plenos, ativos e solidários”, pontua. 

O município de Gurupi é o primeiro a receber o Seminário, que é promovido pela Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento por meio da Escola de Gestão Fazendária (Egefaz) e coordenado pelo Grupo de Educação Fiscal. O município de Peixe também fez adesão ao Programa.