Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

O governador Mauro Carlesse reuniu-se nesta segunda-feira, 22, em seu Gabinete, no Palácio Araguaia, com sete prefeitos de municípios que integram o Consórcio Intermunicipal para a Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins (CI-Lago), onde discutiu a manutenção de obras do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

Os prefeitos apresentaram demandas do Consórcio para o governador Mauro Carlesse. Nelas, os gestores solicitam a execução da ação do PDRIS, sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz), que estipula o provimento de suporte técnico e executivo para operacionalização da gestão administrativa de consórcios intermunicipais.

O desenvolvimento do projeto tem como foco o melhoramento e conservação das rodovias municipais (vicinais), assegurando o desenvolvimento das atividades relacionadas à malha viária dos municípios, proporcionando, assim, melhores condições de transporte, tanto para o escoamento da produção e transporte escolar como para o acesso da população rural às sedes dos municípios.

“O PDRIS é um empréstimo do Governo com o Banco Mundial que assegura, entre outros, a construção e recuperação de estradas. Ele prevê uma propositura de manutenção das obras que foram realizadas nas estradas vicinais. A formação de um consórcio permite que isso aconteça e que possam ser distribuídas patrulhas mecanizadas para manutenção, por parte do município, dessas vias”, disse o prefeito de Porto Nacional e presidente do CI-Lago, Joaquim Maia.

O governador Mauro Carlesse afirmou aos prefeitos que vai levar a pauta para ser discutida com o secretário da Sefaz, Sandro Henrique Armando. “Vamos resolver essa demanda do consórcio para que as estradas do Tocantins, que foram recuperadas permaneçam em bom estado de conservação. Os prefeitos que aqui estiveram sabem que o meu Governo tem o compromisso com o municipalismo e em resolver as questões sem as burocracias que cercam o processo. O nosso compromisso é de cada vez mais melhorar a vida das pessoas nos municípios”, concluiu.

Presentes

O Consórcio CI-Lago é formado por sete municípios: Palmas, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Miracema, Tocantínia, Lajeado e Ipueiras.

Na reunião com Carlesse estiveram presentes os prefeitos Joaquim Maia (Porto Nacional), Miyuky Hyashida (Brejinho de Nazaré), Saulo Milhomem (Miracema), Manoel Silvino (Tocantínia) e o vice-prefeito de Lajeado Gilberto Borges.

PDRIS

O Programa de Desenvolvimento Regional, Integrado e Sustentável beneficia 72 municípios contribuindo para a melhoria da competitividade e integração regional, promovendo a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. Fomenta a eficácia do transporte rodoviário e dos serviços públicos em apoio ao desenvolvimento integrado e territorialmente equilibrado do Estado.

O PDRIS é uma das principais fontes previstas para investimento no Estado. O Projeto dispõe de US$ 300 milhões de financiamento do Banco Mundial e US$ 75 milhões de contrapartida do Governo do Estado.