Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Ao todo, estão sendo ofertadas 956 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio

Ao todo, estão sendo ofertadas 956 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Ao todo, estão sendo ofertadas 956 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio Ao todo, estão sendo ofertadas 956 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio

As inscrições para o processo seletivo do Colégio da Polícia Militar do Tocantins já estão abertas para interessados de todo o Estado. O edital com todas as informações está disponível na edição 5.223 do Diário Oficial do Estado, publicada na última terça-feira, 23. Ao todo, 956 vagas estão disponíveis em seis unidades do CPM localizadas nos municípios de Palmas, Araguaína, Arraias, Araguatins e Colinas Tocantins.

De acordo com o edital, as inscrições devem ser feitas pela internet, por meio dos sites da Polícia Militar e da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).  Os interessados devem preencher os formulários de inscrição entre as 10h da próxima quinta-feira, 25, e as 23h59 do dia 12 de novembro, observado o horário local.

Para participar do processo seletivo, basta que o estudante seja brasileiro (ou, se estrangeiro, que tenha permanência regular no Brasil) e contenha Carteira de Identidade e CPF. “Não será permitido, durante o processo seletivo, a utilização de documentos pessoais (RG e/ou CPF) pertencentes à outra pessoa que não sejam do próprio candidato”, diz o edital.

Conforme o edital, as provas do processo seletivo serão realizadas no dia 2 de dezembro, com quatro horas de duração. Para o ingresso no 6º ano do ensino fundamental, as provas deverão iniciar às 8h e para a 1ª série ensino médio às 14h. No período matutino, os portões serão abertos às 7h e serão fechados às 7h45; no período vespertino, serão abertos às 13h e fechados às 13h45.

Ainda segundo o edital, as provas serão compostas de 40 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, distribuídas da seguinte maneira: 20 questões de Língua Portuguesa e 20 questões de Matemática. O candidato deverá comparecer ao local específico das provas com antecedência de 30 minutos, portando, obrigatória e exclusivamente: comprovante de inscrição; original do documento de identidade ou documento oficial com foto e caneta esferográfica de tinta preta de corpo transparente.

A confirmação do local de realização de provas será divulgada nos sites da Seduc e da PM, e nos Colégios da Polícia Militar do Tocantins.

Cronograma

De acordo com o cronograma que consta no edital do processo seletivo, as inscrições seguem até o dia 11 de novembro. As provas estão previstas para serem realizadas no dia 2 de dezembro e os resultados provisórios devem ser divulgados a partir do dia 3 de dezembro, junto com os gabaritos das provas. Passados os períodos de interposição de recursos, o resultado definitivo será publicado no dia 17 de dezembro. O início das aulas está previsto para o mês de janeiro.