Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Por solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o início do horário de verão foi alterado para depois do 2º turno das Eleições 2018. Portanto, as urnas funcionarão como no 1º turno, seguindo o horário de Brasília. E para garantir que o pleito inicie e termina no horário oficial local, a Justiça Eleitoral realiza Cerimônias de Data e Hora. No Tocantins, as zonas eleitorais de Miracema (5ªZE), Augustinópolis (9ªZE), Xambioá (12ªZE), Taguatinga (17ªZE), Peixe (20ªZE), Augustinópolis (21ªZE), Dianópolis (25ªZE), Miranorte (28ªZE), Itacajá (33ªZE), Araguaína (34ªZE) e Novo Acordo (35ªZE), realizaram este procedimento nesta sexta-feira (26/10).

O Código Eleitoral determina o dia e a hora em que devem ocorrer as eleições ordinárias: o primeiro turno deve ser das 8h às 17h do primeiro domingo do mês de outubro; o segundo turno, no mesmo horário do último domingo do mesmo mês.

Ocorre que, devido aos quatro fusos horários observados no País, a votação não se inicia nem se encerra de modo concomitante em todo o território nacional, e o horário de verão contribui para agravar essa situação.

Adotado em 10 estados e no Distrito Federal, o horário de verão foi adiado em 2018 para o início de novembro, ou seja, só começará após as eleições.

Como não haverá nenhuma mudança no final de semana dos dias 27 e 28 de outubro, os eleitores poderão votar no horário normal. As urnas não estão programadas para entrar no horário de verão antecipadamente, mas sim, para funcionar no horário oficial.