Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Sistema Penitenciário Prisional (Sispen), informa que o reeducando José Paulo G. B., 30 anos, que fugiu por volta das 14 horas da última sexta-feira, 26, da Cadeia Pública de Colmeia, foi recapturado no começo da noite desse sábado, 27.

De acordo com o diretor da unidade prisional, Fernando Nicanor, a prisão aconteceu após a foto do reeducando ter sido divulgada em redes sociais. Ele foi denunciado por uma senhora de que ele estava escondido em uma chácara a cerca de 3 km da cidade. O foragido foi preso por policiais militares quando saiu do esconderijo, com um pé machucado, para procurar por comida.

Entenda

Na tarde da última sexta-feira, quatro reeducandos conseguiram fugir das unidades prisionais onde estavam recolhidos em Colmeia e Itaguatins. Todos eles respondem pelo crime de homicídio (artigo 121).

A Seciju acredita que houve falha nos procedimentos de segurança e abrirá Procedimentos Administrativos Disciplinares (PADs) para apurar quais circunstâncias e quais medidas adotará quanto aos casos, que não tem têm relação entre si.

Na Cadeia Pública de Colmeia, segundo a direção a unidade, o reeducando José Paulo, fugiu por volta das 14 horas após escalar um muro de cerca de sete metros, após ter sido retirado da cela onde estava devido desavença com outros reeducandos. Ele havia sido colocado em uma área isolada, mas fugiu sem que os agentes vissem.

Já na Cadeia Pública de Itaguatins, segundo a informação do Sispen outros três reeducandos, fugiram por volta das 15 horas da sexta-feira.

As buscas pelos três fugitivos da Cadeia de Itaguatins, os irmãos Tiago C. V. e Felipe C. V. e Silvinez D. de S., continuam em curso por policiais civis e militares com a cooperação de agentes penitenciários.

Procedimento Administrativo

A Seciju está abrindo Procedimentos Administrativos Disciplinares (PADs) para apurar quais circunstâncias e quais medidas adotará quanto aos casos, que não tem têm relação entre si.