Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Alunos do Curso de Formação do Sistema Penitenciário realizam provas finais no fim de semana

Alunos do Curso de Formação do Sistema Penitenciário realizam provas finais no fim de semana Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Alunos do Curso de Formação do Sistema Penitenciário realizam provas finais no fim de semana Alunos do Curso de Formação do Sistema Penitenciário realizam provas finais no fim de semana

As aulas do Curso de Formação dos 390 alunos do Cadastro Reserva da Segunda Etapa do Concurso Publico para Provimento de Cargos do Quadro da Defesa Social e Segurança Penitenciária chegam ao fim nesta quarta-feira, 17. Após um mês de aulas preparatórias, iniciadas em 17 de setembro, eles recebem as últimas instruções para a prova objetiva, que ocorrerá no domingo, 21, na Escola Estadual de Tempo Integral Elisângela Glória Cardoso, na 401 Sul. As provas eliminatórias que definirão os aprovados para o exercício dos cargos de Técnico e Analista em Defesa Social do Sistema Penitenciário Prisional (Sispen).

Elas serão realizadas das 9h10 às 13h10, devendo os alunos estarem no local com uma hora de antecedência (às 8h10), pois o portão de acesso será fechado às 9 horas. Deverão estar munidos de canetas esferográficas transparentes nas cores azul ou preta e documento de identificação com foto. As provas terão 50 questões objetivas.

Desde a aula inaugural, os alunos recebem instruções profissionalizantes, que objetivam formar e avaliar os candidatos matriculados para o exercício das atribuições dos cargos. Durante as aulas, eles foram divididos em seis turmas para o cargo de Técnico em Defesa Social e uma para Analista em Defesa Social na Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins (Esgepen).

O corpo docente foi composto por mestres e doutores, que passaram por processo seletivo e credenciamento público. O Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) da Secretaria da Segurança Pública fez a formação em armamento, tiro, condicionamento, defesa pessoal e imobilização.

No escopo das disciplinas do curso estão: Noções de Direito Administrativo; Direito e Processo Penal; Rotinas Administrativas; Atenção à Saúde Mental; Promoção e Proteção da Saúde; Ética e Postura; Inteligência Penitenciária; Direitos Humanos; Escolta Armada; Gerenciamento de Crises, entre outras.

“Os alunos do Curso de Formação também passaram por aulas práticas em unidades prisionais, estágio supervisionado e estande de tiro. Realizamos todas as etapas necessárias para possibilitar uma formação completa para todos eles”, explica Orleanes Sousa Alves, superintendente do Sispen.

O aluno Marcos Silva, de 45 anos, conta que o Curso de Formação possibilitou uma nova visão sobre o Sispen. “Quando nós estamos na vida civil, comum, temos uma visão diferenciada de como é realmente a vida dentro de uma prisão. O curso foi uma experiência fantástica, gostaria que cada cidadão pudesse conhecer o dia-a-dia de uma unidade prisional e do trabalho do agente. Conheci os espaços físicos e as rotinas, tudo isso é muito diferente do que imaginava”, relata.

Cronograma:

·         Fim do Curso de Formação para os cargos de Técnico e Analista em Defesa Social: 17.10.

·         Aplicação da prova objetiva: 21.10.

·         Divulgação do gabarito provisório da prova objetiva: 22.10.

·         Prazo para interposição de recurso da prova objetiva: 23.10.

·         Publicação dos recursos deferidos e indeferidos e gabarito definitivo da prova objetiva: 30.10.

·         Publicação do resultado final prevista para 10.11.