Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcos Filho Sandes

A Audiência Pública para elaboração do Referencial Curricular Pedagógico do Ensino Fundamental, Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) foi iniciada na manhã de hoje, 31, no auditório do Unitpac. Mais de 300 pessoas, entre profissionais da educação, estudantes e pais de alunos participam do evento, que é aberto ao público.

Na solenidade de abertura do evento, o superintende municipal da Educação, Railon Borges, falou sobre a importância do debate. “Só conseguiremos fazer com que o documento se torne legítimo com a participação de todos”.

Na sequência, o secretário municipal da Educação, Jocirley de Oliveira, destacou a responsabilidade de todos na elaboração do documento, que norteará a prática pedagógica; observando os critérios e o vínculo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Teremos um documento exemplar para vários outros municípios do Tocantins”, pontuou.

A reitora do Unitpac, Suzana Salazar, palestrante do evento, falou sobre a Alfabetização no cenário da BNCC e do PME. “Quando Educação Básica e Educação Superior derem as mãos, iremos resolver e sanar muitos dos nossos problemas. Parecem mundos distantes, mas são etapas de um mesmo caminho”, afirmou a educadora.

Adequação

A diretora escolar Rosilene Gomes Paixão falou sobre a importância da participação ativa de todos. “É um momento ímpar de participar da construção desse documento. Nada mais importante do que quem lida de perto com os alunos faça parte dessa construção para depois termos uma base mais centrada, adequada à nossa realidade e à realidade dos alunos”.

O evento segue até amanhã, dia 1º de novembro. No turno matutino, das 7h30 às 11h30, será na Escola Municipal Joaquim de Brito Paranaguá, localizada à Avenida Tiradentes, nº 1715, Bairro Eldorado. Nesta etapa, serão realizadas os estudos e discussões em oito eixos temáticos (Educação infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação e Diversidade 1; Educação e Diversidade 2; Educação Superior; Formação, valorização e carreira; Gestão democrática e financiamento da Educação).

No turno vespertino, das 13h30 às 17h30, o evento volta ao auditório do Unitpac, onde será realizada a plenária final para discussão e aprovação do documento de avaliação do PME.