Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Cemitério São Lázaro, serão realizados missas e momentos de oração ao longo do dia, em parceria com as igrejas

Cemitério São Lázaro, serão realizados missas e momentos de oração ao longo do dia, em parceria com as igrejas Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes Cemitério São Lázaro, serão realizados missas e momentos de oração ao longo do dia, em parceria com as igrejas Cemitério São Lázaro, serão realizados missas e momentos de oração ao longo do dia, em parceria com as igrejas

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (FUNAMC), definiu a programação para as homenagens aos falecidos nos quatro cemitérios públicos da cidade, na próxima sexta-feira, dia 2, Dia de Finados. No Cemitério São Lázaro, serão realizados missas e momentos de oração ao longo do dia, em parceria com as igrejas. Já no cemitério do Distrito de Novo Horizonte, haverá missa às 16 horas. Nos cemitérios dos setores Monte Sinai e Barros, o dia será de homenagens aos falecidos.

Para receber os fiéis nos eventos religiosos, será montada estrutura com tendas, cadeiras, som, além do suporte das equipes da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc), Secretaria da Infraestrutura e Saúde do Município.

Profissionais da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também darão apoio durante a Programação de Finados nos cemitérios.

“É importante garantir essas parcerias, porque teremos muitas famílias visitando nossos cemitérios e precisamos proporcionar conforto, segurança e tranquilidade aos visitantes”, enfatizou a superintendente geral da fundação, Valdirene Cesário.

Cadastro de terrenos

Também haverá plantão para a atualização do cadastramento para regularização dos terrenos no São Lázaro. Devem fazer o cadastro as pessoas que possuem familiares sepultados ou certificados de terrenos no local.

Os documentos necessários para o cadastramento são RG, CPF e comprovante de endereço, com cópias atuais, além da certidão de óbito da pessoa que está sepultada no local.

Renda extra

Até o momento, 29 permissionários se cadastraram para trabalhar durante o Dia de Finados, comercializando flores, velas e lanches nas proximidades da entrada do Cemitério São Lázaro.

Programação

Cemitério São Lázaro

6 às 19h – visitação;

6h – Reza do terço;

7h – Missa;

8h – Reza do terço;

9h – Missa;

10h – Reza do terço, música e oração;

12h – Música instrumental;

14h - Reza do terço, música e oração;

16h – Missa.

 Cemitério Distrito de Novo Horizonte

6 às 19h – visitação;

16h – Missa.

Cemitério Barros

6 às 19h – visitação.

 Cemitério Monte Sinai

6 às 19h – visitação.