Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Acontece nessa quarta-feira, 07, a abertura do II Seminário Internacional de Polícia Comunitária que busca promover uma ampla discussão sobre segurança preventiva com temas direcionados aos profissionais de segurança pública e à comunidade inserida. Portanto, há também a primazia de destacar a importância da participação da sociedade civil organizada na construção da paz social.

Na ocasião, estará presente compondo a mesa o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, o coordenador da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa, o Secretário de Segurança Pública do estado do Tocantins, Fernando Ubaldo Monteiro Barbosa e a presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Luana Ribeiro.

Com uma parceria da Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública, o evento visa proporcionar capacitação, orientação e discussão sobre a temática proposta com o foco na instigação das práticas e ações preventivas, além do estímulo a uma participação social consolidada numa gestão de parceria entre comunidade, forças de segurança pública e poder público municipal.

É importante lembrar que o Seminário Internacional de Segurança Pública surgiu após um Acordo de Cooperação Técnica em 2015 entre o Estado do Tocantins, a Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Japan Internacional Cooperation Agency (JICA), propondo difundir e aplicar a experiência japonesa no policiamento comunitário tocantinense.

Para tanto, o seminário trará como palestrante o Secretário de Segurança da Embaixada Japonesa no Brasil, Kenichi Suzuki que falará sobre as práticas internacionais de Polícia Comunitária na prevenção criminal, bem como terá a participação e difusão da experiência Chilena por meio do Mayor Gonzalo Rodrigo Urbina Castro, oficial Carabinero do Chile.

Com o início do dia 07, o II Seminário Internacional segue com uma programação até às 18 horas do dia seguinte.