Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves  Equipe da Semarh está em campo para 4ª Campanha do Qualiágua Equipe da Semarh está em campo para 4ª Campanha do Qualiágua

Para concluir as estratégias estabelecidas em 2018 para o monitoramento da qualidade das águas nos rios do Tocantins, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos realiza nesta semana as ações que compõe a  4ª Campanha Programa de Estímulo à Divulgação de Dados da Qualidade da Água (QualiÁgua). A equipe percorrerá, até sexta-feira, 9, sete pontos distribuídos nos corpos hídricos dos municípios de Lagoa da confusão, Dueré e Formoso do Araguaia.

O cronograma estipula a coleta em campo de 40 pontos localizados em 15 bacias hidrográficas que cortam todas as regiões do Estado, sendo em 35 municípios do interior. A finalização das operações realizadas pela equipe da Semarh está prevista para a segunda semana de dezembro.

Assim como nas outras três Campanhas do Qualiágua realizadas ao longo do ano, as amostras são para analisar os seguintes parâmetros: temperatura da água, oxigênio dissolvido, turbidez, condutividade específica, PH e profundidade da coleta. A sonda multiparâmetro é o equipamento utilizado para analisar os dados instantaneamente.

Na próxima semana o planejamento prevê o monitoramento em sete pontos, nos municípios de Itaguatins, Araguatins, Xambioá, Araguanã, Araguaína e Riachinho.

Qualidade da água

O Programa Qualiágua é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA) que tem como objetivo contribuir para a gestão sistemática dos recursos hídricos, por meio da divulgação de dados sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil a toda a sociedade, além de ver a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas (RNQA), no âmbito do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas ( PNQA).