Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Defender o direito de exercer a profissão com dignidade e respeito, fazendo valer as prerrogativas das advogadas foi o compromisso assumido pela chapa OAB Independente na reunião “Todas pela Ordem”, realizada na noite desta última terça-feira (13) com a presença de mais de 300 advogadas. 

No encontro, a candidata à vice na chapa OAB Independente, Janay Garcia, fez um bate-papo com as advogadas presentes, falando da situação da mulher advogada no Tocantins e propondo ações para melhorar as condições profissionais. 

“Nós mulheres advogadas estamos sofrendo com o grave desrespeito as nossas prerrogativas. Diariamente vemos casos de advogadas sofrerem com intimidação e desrespeito em fóruns, delegacias e órgãos públicos, simplesmente por estarem tentando exercer nossa profissão. Temos que acabar com isso. A OAB precisa ser mais atuante na defesa das prerrogativas”, disse Janay Garcia. 

A chapa OAB Independente apresentou algumas propostas específicas para as mulheres advogadas. Entre elas, a OAB Independente solicitará do Governo do Estado que as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher tenham funcionamento durante 24 horas; a implantação de Espaço Infantil em Fóruns das principais comarcas do Estado e nos tribunais para atender à mãe advogada com seu filho; criar ambiente para amamentação dentro do Espaço Infantil para lactantes nos fóruns e tribunais; solicitar tolerância de 30 minutos em audiências para amamentação; executar políticas de atendimento à advogada vítima de assédio sexual; promover cursos de capacitação, inserindo treinamento gerencial para instruir as advogadas a administrarem seus escritórios, entre outros. “Todas essas propostas são pela valorização da mulher advogada, que tem o direito de exercer com dignidade nossa profissão”, acrescentou Janay.