Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Durante toda a semana, a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Promoção da Igualdade Racial, irá realizar atividades de conscientização sobre racismo em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

“A semana de atividades em alusão ao dia da consciência negra é também considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente. É também um momento de conscientização e reflexão sobre as conseqüências do racismo e sobre a inserção do negro na sociedade brasileira”, explicou a gerente de Promoção da Igualdade Racial, Cleane Gomes.

A data em que se comemora o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituída através da Lei 12.519/2011, fruto de uma intensa articulação do Movimento Negro Brasileiro, sendo comemorada, anualmente, no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder da resistência negra Zumbi dos Palmares.

A finalidade de ter a data sancionada por meio de lei teve o intuito de levar a sociedade a uma reflexão sobre as consequências nocivas do modelo exploratório escravista e, por conseguinte, da exploração dos negros e negras no Brasil.

Cronograma de Atividades 

Dia

Local

Horário

Atividade

19

Avenida JK (semáforo do Banco do Brasil)

8 às 11h

Distribuição de panfletos sobre o Racismo

19

IFTO

11h e 30min às 14h

21

UFT e UNITINS

8 às 11h e 30min

Distribuição de panfletos sobre o Racismo

22

Avenida Tocantins - Taquaralto

8 às 11h

23

Colégio Militar

8 às 10h

23

Faculdade Objetivo

11 às 14h