Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcos Veloso

A Prefeitura de Gurupi por meio da Diretoria Municipal de Trânsito e Segurança (DMTS) iniciou na manhã desta segunda-feira, 19, o curso de formação dos agentes de trânsito conforme a portaria 94/2017 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O curso terá duração de 200 horas.

Segundo o diretor municipal de trânsito e segurança, Leon Barcelos, a realização do curso objetiva capacitar os agentes de trânsito para uma melhor prestação de serviços para a comunidade. “O município está visando a melhoria do trânsito em Gurupi e queremos torná-lo cada vez mais humanizado e seguro para os condutores e pedestres”, explicou Leon.

Ao todo, são 20 pessoas fazendo o curso de formação, sendo 15 agentes de trânsito aprovados em concurso público e outros cinco profissionais do administrativo. O agente de trânsito Rafael Leal é um deles, que enfatizou a importância da formação. “Esse curso vem para potencializar nossos conhecimentos e para melhor atender a população, conduzindo de forma mais capacitada o trânsito em Gurupi. A qualidade dos professores que estão ministrando o curso e o empenho da prefeitura em capacitar cada vez mais nós agentes municipais são de grande valia”, disse.

Um dos instrutores, o capitão Geraldo Magela, explicou que o curso de formação será dividido em aulas teóricas e práticas, focado não só na fiscalização, mas também na educação no trânsito. “O curso é fundamental para que o profissional tenha conhecimento técnico para atuar na área e o município contará com agentes capacitados, trazendo mais segurança viária, redução no número de vítimas no trânsito e mais ordem no trânsito de Gurupi”, afirmou Magela.

O curso terá disciplinas como Legislação no trânsito, Noções de engenharia no trânsito, Legislação de trânsito aplicada, Ética e cidadania, Psicologia aplicada ao trânsito, O papel do educador de trânsito, Comunicação oral e escrita, além de operação e fiscalização de trânsito.