Até sexta-feira, 23, mais de 30 técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Ruraltins, Ministério Público Estadual e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) estão sendo capacitados para a utilização do Módulo de Análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR), retirando dúvidas e aprendendo, na prática, como agir durante as mais diferentes situações de análises que possam ocorrer. A capacitação está sendo ministrada por profissionais da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no laboratório da Universidade Católica do Tocantins, em Palmas.
A abertura, realizada nesta terça-feira, 20, contou com a presença do presidente do Naturatins, que destacou a importância estratégica da ferramenta para o órgão ambiental. Lembrou que o objetivo e a expectativa são de que o Módulo de Análise que está sendo implantado no Tocantins seja uma ferramenta de alta qualidade e exemplo para outros estados do país. “Recursos tecnológicos, como este, são essenciais para a gestão do Instituto a medida em que proporcionam agilidade e segurança jurídica aos técnicos envolvidos nos diagnósticos dos cadastros e, consequentemente, ao cidadão tocantinense”, frisou.
O curso constitui um fechamento prático de todas as atividades de discussão para estruturação do módulo do CAR no Tocantins, explicou o diretor de proteção e qualidade ambiental do Naturatins, Aldaíres Pacheco. “O estado é privilegiado com este instrumento tecnológico, e esta capacitação consolida todo o trabalho realizado por nós esse ano, com chave de ouro, já que o curso esta sendo ministrado pelos profissionais da UFLA que desenvolveram a plataforma de análise".
Em paralelo ao workshop, Aldaíres e o gerente do CAR, José Manzano, vão se reunir com a equipe técnica da UFLA para criação dos usuários na base em produção e definição dos perfis de cada técnico no Módulo de Análise. “Desta forma será possível realizar as parametrizações necessárias, para que os técnicos possam iniciar a utilização do módulo de Análise no ambiente de produção”, informou Manzano.
A implantação do Módulo constitui um importante avanço no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais no Tocantins. “Consistirá na confirmação das informações declaradas pelos proprietários no Sistema de Informação para Gestão do CAR – SIG-CAR, ou seja, saberemos se as Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal, remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública e outras áreas foram delimitadas corretamente ou não”, destaca.
O sistema ainda possibilita um diagnóstico ambiental de todo o estado. “Teremos um raio-x das áreas rurais, apresentando além dos limites dos imóveis, informações importantíssimas sobre os recursos naturais e áreas que serão objeto de restauração”, destacou Manzano.