Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado federal eleito Osires Damaso (PSC) participou, nesta quinta-feira (22), de reunião com o governador Mauro Carlesse e membros da Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado do Tocantins (ADAT). Na pauta, o presidente da ADAT, Luiz Claudio Ceolin Tose, e associados apresentaram demandas que visam fomentar e tornar mais competitivo o setor atacadista e de distribuidores no estado.

Entre as demandas apresentadas ao governador, estão: implementar incentivos fiscais de bebidas quentes e medicamentos, semelhante ao que existe no Pará; mobilizar o Poder Público como um todo, entidades de classe e representantes empresariais na busca por celeridade em soluções legais para as empresas; revisar o incentivo a empresas de outros estados com filiais no Tocantins que praticam a chamada "troca de notas", que caracteriza menor arrecadação para o Estado; redução ou isenção de imposto; entre outros pedidos que a entidade classifica como prementes e essenciais, e que já foram apresentadas em outras oportunidades, para outros gestores, mas que não lograram exito no cumprimento das mesmas.

Damaso cobrou um ajuste na política fiscal do Estado, buscando melhorias nos incentivos ficais para fomentar e dar competitividade às empresas. "Nós queremos gerar empregos e proporcionar o crescimento das empresas tocantinenses e, para isso, é necessário que o governo faça sua parte para dar oportunidade a este setor, que emprega um número considerável da população", pontuou durante a reunião. Ao deputado e ao grupo, o governador Mauro Carlesse justificou que a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) fará um estudo sobre o que foi solicitado e apresentará as soluções possíveis, buscando viabilizar as reivindicações da categoria.

Deputado estadual e eleito federal para a próxima legislatura, Damaso, que também é membro da ADAT, assumirá a presidência da instituição no próximo dia 29, em solenidade que será realizada em Palmas, e tem como um de seus compromissos de campanha buscar, junto ao Governo Federal, melhorias para que, especialmente as micro, pequenas e médias empresas, tenham condições de prosperar e fomentar a economia.