Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Como forma de integrar ações de fortalecimento e desenvolvimento da agricultura praticada no Oeste da Bahia, a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), por meio de seus associados, fará a doação de 850 quilos de feijão gurutuba a agricultores de comunidades rurais de Barreiras. A primeira distribuição foi na última quinta-feira (29) de novembro, na localidade de São Vicente, região do Rio Branco a 70 quilômetros da sede do Município. Cerca de 25 agricultores receberam 200 quilos das sementes, entregues pela Abapa ao secretário de agricultura de Barreiras, José Marques.

A Prefeitura de Barreiras fará o gerenciamento das entregas, priorizando agricultores que estejam organizados em associações regularizadas. “É importante primar pela organização como forma de valorizar o associativismo entre os produtores. Estas parcerias público-privadas são algo imprescindível para o desenvolvimento e o fortalecimento das políticas públicas. Só temos a agradecer a Abapa pela confiança e por participar deste projeto”, destacou o secretário.

Para o executivo da Abapa, Lidervan Morais que acompanhou toda a entrega nesta primeira fase de doações, a iniciativa foi possível graças ao comprometimento dos associados que entendem a importância de manter o apoio irrestrito a agricultura. “Estes primeiros 200 quilos foram doados pelos produtores João Carlos Jacobsen e pelo presidente da Abapa, Júlio Busato. Temos certeza de que, com o apoio técnico da equipe da Secretaria de Agricultura de Barreiras, estas sementes trarão bons retornos para os agricultores instalados nestas comunidades. Se depender de nossa parceria, estaremos sempre prontos”, disse.

Os contemplados integram o Programa Vale Produtivo da Prefeitura de Barreiras que prevê a agricultores familiares suporte técnico na produção de alimentos, com correção de solo, horas máquina e, com as sementes oferecidas pela Abapa.