Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sonoridade, gingado, ritmo, fraseado, acentos, groove, colorido, swing, improvisação, harmonia e liberdade. Todas essas características formam um pouco do estilo de trabalho das chamadas bigs bands, famosas principalmente no movimento jazzístico pelo mundo afora. Os fãs do estilo musical no Tocantins contam com um grupo especial para difundir tal repertório – a FCP Big Band.

O grupo realiza o seu concerto de gala na próxima quarta-feira, 12, a partir das 20 horas, no Teatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural de Palmas. O repertório, porém, não será exclusivo dos clássicos do jazz, ganhando ainda o gingado e credibilidade da música nacional, com interpretações também de clássicos da Música Popular Brasileira (MPB).

O repertório possui uma sonoridade bastante marcante com um set list que perpassa por canções brasileiras como O que é o que é? De Gonzaguinha, Arrastão de Edu Lobo, Todo Azul do Mar de Flávio Venturini, até internacionais como Yesterday de John Lennon, Blue Bossa de Kenny Dorham e Sooth de Rob Thomas, dentre outras.

Sob a regência do músico Thiago Oliveira, estarão os metais com saxofones, trompetes, trombones a banda base com piano, violão, guitarra, baixo e bateria. A cenografia é do artista plástico Cláudio Montanari. O concerto integra a programação de encerramento de ano da Fundação Cultural de Palmas (FCP). Os ingressos serão vendidos no valor de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Grupo

A FCP Big Band é um grupo de trabalho permanente da Fundação Cultural de Palmas que atua desde 2015 com o objetivo de realizar pesquisa e preparação de repertório voltado para a formação específica de Big Band, bem como oportunizar espaço para que jovens e adultos desenvolvam suas habilidades interpretativas e técnicas no campo da música instrumental.

Repertório

-Nada Além – C. Mesquita e M. Lago/Arr. Neves

-O que é o que é? – Gonzaguinha/Arr. Ademir Júnior

-Arrastão – Edu Lobo

-Autumn Leaves - Joseph Kosma / Arr. Peter Blair

-Blue Bossa - Kenny Dorham

-Fly me to the moon - Bart Howard/Arr. Sammy Nestico

-Pink Panther- Henri Mancini

-Todo azul do mar – Flávio Venturini/Arr. Ademir Júnior

-Yesterday – J. Lennon e P. McCartney/Arr. Mike Barone

-Heal the world – Michael Jackson/Arr. Ademir Júnior

Smooth – Rob Thomas/Arr. Mike Lewis

Ficha Técnica

Regência: Thiago Carmo Oliveira

Saxofones

Gabriel Gusmão

Henald Enzo

Nivalcy Marçal

Paulo de Tarso

Rildo Gomes

Whenen Cley Rocha

Trombones

Fabrício Rodrigues

Gleisson Oliveira

José Bruno

Marciel Oliveira

Trompetes

José Wilker

Luith Mota

Michael Teixeira

Wedison Monteiro

Base

Allan José

Aline Martins

Diego de Paula

Iury Groove

Jefter Costa

Oseias de Oliveira

Cenografia

Cláudio Montanari