Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aprovado pela Câmara de Palmas, o requerimento de número 031/2018, de autoria do vereador Lúcio Campelo (PR), proporcionará a construção de passarelas com rampas de acesso para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, nas praias de Palmas. Para a professora Luziane Pereira Castro, mãe de criança especial, a iniciativa representa avanço. “Está dando para a pessoa com deficiência o direito de estar em ambiente comum. Com as passarelas, dando essa oportunidade, é um avanço muito grande”, afirma.

Luziane foi até o vereador nesta semana, acompanhada da filha Eva Luiza - criança de dois anos, portadora de epilepsia e atraso neuropsicomotor-, para agradecer pelo requerimento.  A professora contribuiu para que a pauta fosse defendida, quando em fevereiro encaminhou sugestão para Lúcio, informando sobre sua luta e anseio de permitir aos portadores de deficiências acesso às praias da Capital. “Nossa cidade possui belas praias e a utilização desse espaço por um cadeirante ou pessoas com mobilidade reduzida é bastante dificultoso pela falta de acessibilidade”, relatou no pedido.

Para o vereador Lúcio, é um dever como representante do povo, engajar-se em demandas para todos. “As praias de Palmas se tornaram um dos principais pilares do turismo da capital, porém não existe nenhuma construção que possibilite o acesso das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, consequentemente inibindo esse público a usufruir desses espaços de lazer e diversão”, frisa.

Luziane defende que “deficiência é não dar acessibilidade”.