Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins realizou, neste domingo (9/12), a eleição suplementar para a escolha do prefeito e vice-prefeito de Sandolândia. A apuração foi encerrada às 17h24 e o candidato  Radilson Pereira Lima, da Coligação Avante Sandolândia (PSC, PSB) venceu a eleição, com 1.439 (58,9%) dos votos. O segundo colocado, Sérgio Murilo Cavalcante, ficou com 1.002 votos (41,5%). 

Compareceram às urnas, 2.494 (82,2%) eleitores, a abstenção foi de 17,8% (540).  Foram totalizados 16 votos brancos e 37 nulos.

O TRE-TO disponibilizou 12 urnas, distribuídas em 3 locais de votação, sendo: Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, Colégio Municipal de Sandolândia, Colégio Estadual Padre Anchieta, no Povoado Dorilândia.

Ocorrências

Nas primeiras horas de votação houve aglomeração de fiscais de partidos em duas escolas, o juiz eleitoral da 14ª Zona Eleitoral de Alvorada, Fabiano Gonçalves Marques, convocou os dois candidatos para uma audiência e determinou que se afixasse o número de cinco fiscais e um delegado por local de votação.

Foram lavradas duas ocorrências, sendo uma boca urna e um transporte irregular de eleitores. Neste último caso, a Polícia Militar conduziu o infrator até a delegacia para maiores averiguações. “A eleição transcorreu normalmente, dentro daquilo que é possível. Uma quantidade boa de eleitores compareceu às urnas. Tivemos algumas intercorrências, supostos crimes eleitorais ocorridos, porém, no mais, foi tudo tranquilo”, explicou o juiz eleitoral Fabiano Gonçalves.

Os candidatos eleitos serão diplomados até o dia 21 de dezembro de 2018 para o mandato até 31 de dezembro de 2020.

O novo pleito foi determinado após o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) cassar os mandatos da prefeita Silvinha Pereira da Silva e o vice-prefeito, Claudio Pereira de Paula.

Candidatos

Coligação Avante Sandolândia (PSC, PSB) número 20: candidato a prefeito: Radilson Pereira Lima e vice-prefeito, Luciano Barreto Alves.

Coligação Juntos Somos Mais forte (PTB, Solidariedade), número 77, candidatos a prefeito e vice são, respectivamente: Sérgio Murilo Cavalcanti e Francisco Silva.