Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

(Montagem)

Nos corredores e no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins o tema “eleição da mesa diretora” ainda é um assunto velado. Deputados evitam falar sobre a disputa, esquivam de questionamentos e torcem a cara para perguntas a respeito.

Assunto proibido ou não, fato é que a escolha do novo presidente corre nos bastidores e já começa a movimentar os pré-candidatos que, segundo consta, já começaram a se articular para conseguir os 13 votos necessários para ascender ao cargo.

Até o momento cinco nomes são cogitados para a disputa. A atual presidente Luana Ribeiro (PSDB) seria uma candidata natural à reeleição. A favor de Luana pesa o fato de que a parlamentar é aliada do governador Mauro Carlesse (PHS), tendo sido sua vice quando Carlesse era presidente da AL. Ribeiro tem participação ativa no governo, mantendo uma relação pacífica com o Palácio e atuando até mesmo na indicação de nomes para o alto escalão.

Quem deverá dividir o valioso apoio do governador com Luana é o atual vice-presidente da mesa diretora, Toinho Andrade (PHS). Do mesmo partido de Carlesse, Andrade chegou a anunciar em um primeiro momento sua pré-candidatura e teria começado a visitar os gabinetes dos colegas em busca de apoio.

Além destes dois, também são ventilados os nomes de Nilton Franco (MDB), Eduardo do Dertins (PPS) e Vilmar de OliveIra (SD).

Também há a especulação de que o deputado Vilmar de Oliveira esteja tentando angariar o apoio do Palácio Araguaia para sua candidatura. O parlamentar já manifesta há muito tempo o desejo de presidir o Legislativo e tem se aproximado do governador, sem dúvidas, em busca de apoio.

Dentre os possíveis candidatos, o Conexão Tocantins ouviu Toinho Andrade que foi econômico com as palavras ao ser questionado sobre o assunto. “Parado igual água de girau”, foi a definição de Andrade para o clima das articulações dentro da Assembleia. Apesar de fugir da resposta, Andrade já é chamado de “presidente” por assessores e aliados nas galerias e corredores.

Oposição

Pela oposição os nomes à disputa seriam Eduardo do Dertins e Nilton Franco. Na semana passada um grupo de parlamentares, entre novos e reeleitos, se reuniu para discutir a eleição da mesa diretora. As conversas giraram em torno destes dois nomes possíveis. O grupo já teria 10 votos e precisaria apenas de mais três para fazer um presidente.

Nilton faz parte da maior bancada do parlamento, a do MDB que, além dele próprio, conta ainda com Valdemar Júnior, Jair Farias, Elenil da Penha e Jorge Frederico. Seriam 5 votos garantidos.

Já Eduardo teria a favor de si o fato de que possui uma imagem bem menos desgastada que Franco - que já foi até mesmo condenado em segunda instância por improbidade administrativa.

As discussões, no entanto, ainda são precoces e as definições deverão se afunilar no mês de janeiro. Como disse o deputado Elenil da Penha quando questionado sobre o assunto, “a eleição é só dia 1º de fevereiro, eu creio que em janeiro deveremos ter aqui de uma maneira muito mais frequente esse debate”.