Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Diretoria de Proteção Ambiental  do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou nesta segunda-feira, 17, que enviou ao município de Darcinópolis uma equipe de fiscais e inspetores ambientais da regional do órgão em Araguaína para apurar a denúncia feita por moradores da cidade ao Conexão Tocantins sobre suposto crime ambiental praticado pela Prefeitura de Darcinópolis que estaria deixando esgoto não tratado cair no Rio Ribeira

Segundo o órgão, será realizado parecer técnico e possível autuação. O Naturatins ainda informa que há suspeitas que o vazamento ocorreu entre os dias 7 e 11 de dezembro.  “Ficou caracterizado que o efluente atingiu o corpo hídrico”, diz o órgão em sua nota. 

Entenda

Na última sexta-feira, 14, moradores da cidade de Darcinópolis, no norte do Tocantins, informaram ao Conexão Tocantins que a Prefeitura da cidade estaria praticando crime ambiental, ao despejar esgoto sem tratamento a céu aberto, que estaria escorrendo para o rio que, inclusive, abastece famílias, animais e lavouras da região.

Segundo um morador, o problema estaria ocorrendo há mais de 2 anos.

Conexão Tocantins tentou entrar em contato com a Prefeitura de Darcinópolis, mas as ligações feitas para o telefone 3423-1136, disponível no site da Prefeitura, não foram atendidas. Também foi encaminhado e-mail com solicitação de explicações para o endereço eletrônico encontrado na página da Prefeitura. O Espaço permanece aberto para os esclarecimentos da Prefeitura de Darcinópolis.

Confira abaixo vídeos feitos pelos moradores.