Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Edu Fortes/ Prefeitura de Palmas

Em reunião realizada na noite dessa sexta-feira, 4, a presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ARP), Juliana Nonaka, prestou contas aos moradores da região Sul sobre as providências que a Agência adotou em relação ao extravasamento da estação elevatória de esgoto (019), localizada no Setor Bertaville, no último dia 31 de dezembro, oportunidade em que forneceu o número do processo administrativo e cópia do respectivo Relatório Técnico.

Questionada sobre a própria Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no Setor Bertaville, a presidente da ARP informou que a BRK anunciou, por duas vezes consecutivas, a realização de investimentos expressivos na região, visando solucionar o problema do mau cheiro na região, que traz grandes malefícios à comunidade local. "Acompanharemos, de perto, a desativação e a implementação da nova tecnologia (Nereda), pela Concessionária", destacou a presidente da ARP, Juliana Nonaka.

O presidente da Associação de Moradores do setor União Sul, Wesley Maia, falou da importância do envolvimento e colaboração dos próprios moradores para solucionar o problema do mau cheiro oriundo da estação de tratamento de esgoto que afeta a região. “Os moradores devem ser conscientes de que esse problema envolve a Prefeitura, a empresa prestadora de serviços e também cada um deles. Temos que ter uma postura pró-ativa sempre”, destacou Wesley.

O morador do setor Bertaville, Fernando Camilo, relatou aos presentes que há cinco anos tem buscado apoio de órgãos competentes para acabar com o mau cheiro oriundo da estação. “Essa situação incomoda a todas as famílias, são mais de mil famílias afetadas, é muita gente. Nós só queremos que acabe esse mau cheiro e que não aconteçam mais episódios como o do último dia 31 de janeiro. O nosso setor é muito bom, nós não vamos sair de nossas casas, não vamos nos mudar daqui”, explica Fernando.

O presidente da Associação de Moradores de setor Betaville, Odécio Costa, ressaltou que a criação da ARP traz uma possibilidade de ver as questões relativas à estação de tratamento de esgoto serem resolvidas. “É um órgão isento, com pessoas bastante competentes e que estão dispostas a buscar resolver esses problemas, por saber que a comunidade não merece viver desta forma. Vamos colaborar da melhor forma possível para agilizar os atendimentos”, garante o presidente.

A engenheira e o advogado da ARP, Denise Gomes Dourado e Odenilson dos Santos também participaram da reunião. 

A população pode entrar em contato com a Agência de Regulação Municipal ou fazer denúncias no guichê da ARP no Resolve Palmas da Avenida JK, ou por meio do telefone da Ouvidoria Geral da Prefeitura de Palmas.

A ARP

A Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas é uma autárquica, cujo papel é o de garantir o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos de concessão, das permissões e autorizações, bem como o de garantir a modicidade tarifária.

É um instrumento importante para o cidadão na prestação dos serviços públicos de saneamento e transporte público.