O prefeito de Novo Acordo, Elson Lino de Aguiar Filho (MDB), conhecido por Dotozim (57 anos), foi baleado na tarde desta quarta-feira, 9, por volta das 15 horas, no município. Um dos tiros teria pegado na cabeça do prefeito, segundo informações preliminares e o atentado teria sido praticado por dois homens que evadiram em uma motocicleta.
Por meio de nota a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), informou que, em nome do presidente Jairo Mariano e demais prefeitos do Estado de Tocantins, recebeu com indignação e lamento a notícia do atentado contra o prefeito.
A entidade municipalista afirma que está preocupada com atentados cometidos contra prefeitos e agentes municipais.
Em fevereiro de 2018, o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, teve a casa invadida por criminosos e também sofreu atentados com tiros. Caso ainda mais grave, o prefeito de Miracema do Tocantins, Moisés da Sercom, foi assassinado em agosto de 2018, e até hoje os criminosos não foram capturados.
Em sua nota a ATM solicita que as autoridades e servidores da área de Segurança Pública investiguem com vigor os casos de atentados contra a integridade de prefeitos e agentes municipais.
Segundo a associação, episódios como esses geram insegurança na população, instabilidade social nas comunidades e prejudicam a continuidade do desenvolvimento local, pois, segundo a ATM, é de suma importância que os prefeitos estejam ativamente trabalhando em prol do município, seja na localidade, em Palmas ou Brasília/DF.