Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (Ses) informou que ainda restam 17 vagas para serem preenchidas pelo profissionais do programa Mais Médicos do Governo Federal. Destas vagas, 6 são em Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e 11 em outros municípios.

Ainda de acordo com as informações mais recentes divulgadas pela Ses, das 89 vagas abertas, 72 foram preenchidas e os médicos já estão trabalhando nos municípios de Palmas, Gurupi, Colinas, Paraíso, Araguaína, Araguatins, Tocantinópolis, Arapoema, Ananás, Buriti, Axixá, Araguanã, Barra do Ouro, Bom Jesus do Tocantins e Dianópolis.

Há um desencontro de informações na divulgação do número de vagas abertas para o Tocantins. Enquanto o edital do Ministério da Saúde menciona 99 vagas para o Tocantins, a Secretaria Estadual de Saúde fala em apenas 89. Entretanto, no início deste mês, a Ses havia divulgado que eram 92 vagas.

Até o ano passado estas vagas eram preenchidas por médicos cubanos que deixaram o país no mês de dezembro. O Tocantins contava com 141 profissionais do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, em 73 municípios. Do total, 101 eram cubanos, 10 deles prestavam atendimento em distritos indígenas em todo o estado.

Programa

O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 para ampliar a assistência médica em regiões com carência de profissionais em todo Brasil.

O programa conta com 18.240 vagas em mais de quatro mil municípios e 34 DSEIs, levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros. O repasse inicialmente era de R$ 10.570 por médico, desde 2016, o valor foi alterado para R$ 11.520.