Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O VSR afeta principalmente os prematuros e cardiopatas

O VSR afeta principalmente os prematuros e cardiopatas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O VSR afeta principalmente os prematuros e cardiopatas O VSR afeta principalmente os prematuros e cardiopatas

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é o principal causador de bronquiolites em bebês de até 2 anos e está em circulação na região norte do país. O vírus tem caráter sazonal, o que significa que ele circula em determinadas épocas do ano. Aqui na região norte este período coincide com a temporada de chuvas e vai de janeiro a junho.

O contágio do vírus acontece pelo ar, ou por objetos e superfícies que possam estar contaminadas (como brinquedos e maçanetas). Um dos riscos é o fato que os sintomas do VSR sejam confundidos com uma gripe forte em bebês saudáveis. Já no caso dos prematuros ou nascidos com cardiopatias, é uma das principais causas de reospitalizações frequentes, podendo resultar problemas respiratórios por longo período (até 10-12 anos de idade). Em alguns casos a doença pode ser fatal.

No Tocantins, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Ses), foram confirmados 32 casos do vírus em 2018 e 38 em 2017. Não houve mortes.

Imunização

Não há tratamento para infecção por VSR– somente para controle dos sintomas – mas o vírus pode ser prevenido através de imunização. Para os prematuros ou cardiopatas a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM) recomendam a imunização preventiva, por anticorpo, disponível pelo SUS e também incluído no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em planos de saúde.

De acordo com a Ses, o tratamento é feito com a imunoglobulina  Palivizumabe – um tipo de anticorpo  que induz imunização passiva específica cotra o VSR. O remédio é indicado para aumentar a proteção de crianças contra a infecção pelo Vírus e é disponível no Hospital Infantil de Palmas, mas só é administrado em nível hospitalar,  seguindo protocolo específico e com indicação médica.

Segundo o médico Renato Kfouri, da Comissão de Imunizações da SBIM, “os bebês de risco nascidos nos meses que antecedem a estação do pico de circulação do VSR também devem ser imunizados, assim que se inicia a estação,  assim como aqueles nascidos durante o maior período de circulação do vírus”.

Bronquiolite

A bronquiolite é uma infecção nos bronquíolos, ramificações dos brônquios que levam oxigênio aos pulmões. A infecção provocada pelo VSR causa excesso de muco e estreitamento nesses bronquíolos, comprometendo a absorção de oxigênio. Entre os sintomas, o bebê fica com dificuldade para respirar e falta de ar. Depois da bronquiolite instalada, existem  somente medidas paliativas para alívio dos sintomas. Bronquiolite e pneumonia são as principais infecções causadas pelo VSR.

Para prevenir a doença nos bebês, além da imunização, é recomendado lavar sempre as mãos antes de pegar nos bebês, evitar o contato de bebês com crianças e adultos com sintomas de “resfriado”, manter brinquedos e outras superfícies sempre limpas, evitar locais fechados e contato do bebê com fumantes.