Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

A ação foi combinada em reunião solicitada pelo Poder Executivo com a diretoria da empresa

A ação foi combinada em reunião solicitada pelo Poder Executivo com a diretoria da empresa Foto: Marcelo Martin

Foto: Marcelo Martin A ação foi combinada em reunião solicitada pelo Poder Executivo com a diretoria da empresa A ação foi combinada em reunião solicitada pelo Poder Executivo com a diretoria da empresa

Em uma parceria inédita, a Prefeitura de Araguaína e a Energisa irão realizar um mutirão de poda em todas as árvores do município de Araguaína que ofereçam risco à rede elétrica. Cerca de duas mil árvores receberão os trabalhos, que estão programados para ter início no dia 11 de fevereiro, no Setor Araguaína Sul.

A ação foi combinada em reunião solicitada pelo Poder Executivo com a diretoria da empresa, realizada nessa segunda-feira, 28. “Nós queremos construir uma cidade melhor. Por isso vamos fazer um cronograma de atuações e criar uma normativa para padronização das podas”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Ângelo Crema Marzola Júnior.

Para o diretor da Iluminação Pública, Francivaldo de Oliveira, a ação é imprescindível para a segurança pública. “Além de prejudicar a rede elétrica, o rompimento da fiação pode causar prejuízos maiores. É uma preocupação com a vida humana”.

Como serão os trabalhos

Ficou combinado que a Energisa irá disponibilizar a mão de obra para realização das manutenções, que serão acompanhadas e fiscalizadas por técnicos da Prefeitura. De acordo com o coordenador da empresa, Tarcísio Lima, cerca de 20 profissionais serão destinados para o mutirão, divididos em três grupos. “A expectativa é de que, com esse efetivo, a ação deva durar um mês”, comentou.

Os pontos com maior demanda terão prioridade no cronograma. A sequência ainda será divulgada. O roteiro levará em consideração levantamento feito por meio de imagens de satélite. “Nós sabemos onde há maior número de árvores usando o Google Earth e usamos a taxa de crescimento das árvores para saber quando e onde devemos atuar”.