Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (AL) acontece nesta sexta-feira, 1, logo após a posse dos deputados eleitos e reeleitos. Entretanto os deputados têm evitado comentar o assunto com a imprensa, apesar dos rumores de que Toinho Andrade deverá ser o próximo presidente da Casa de Leis.

A novata Cláudia Lelis (PV) comentou o assunto, mas foi esquiva. Quando questionada sobre se o seu voto seria aberto, comentou, “o deputado Issam está chegando de Araguaína e assim que chegar nós vamos nos reunir em reservado e decidir o voto do PV”.

Questionada, a atual presidente Luana Ribeiro (PSDB) limitou-se a dizer aos jornalistas, “lutar contra o sistema é difícil, mas eu sou forte”. Por ter assumido à presidência da casa após a saída de Mauro Carlesse (PHS) para assumir o governo do estado, Luana era considerada candidata natural à presidência, no entanto a articulação de Toinho Andrade conseguiu conquistar tanto a preferência do governo quanto da maioria dos parlamentares.

No entanto, mesmo sem ter acontecido ainda sequer a posse ou votação, o gabinete de Luana já está até identificado no primeiro piso da Assembleia Legislativa, bastante distante do pomposo gabinete da presidência localizado no terceiro andar do prédio.

Toinho Andrade já está no plenário para a posse, no entanto evitou o contato com a imprensa. O gabinete de Andrade foi um dos alvos da Operação Espectro da Polícia Civil realizada um dia antes da eleição e que investiga casos de servidores fantasmas na AL.

A eleição da Mesa Diretora ocorre logo após a sessão de posse dos parlamentares. Como as chapas podem ser registradas até momentos antes da votação, imprevistos e alterações não são descartadas.