Polí­tica

Deputados fazem juramento durante posse

Deputados fazem juramento durante posse Foto: Adenauer Cunha

Foto: Adenauer Cunha Deputados fazem juramento durante posse Deputados fazem juramento durante posse

Os 24 deputados estaduais eleitos e reeleitos para a nova legislatura da Assembleia Legislativa (AL) do Estado do Tocantins acabam de tomar posse no plenário da casa de leis. A posse ocorreu em ordem alfabética, mas a primeira a tomar posse foi a deputada Luana Ribeiro, para que pudesse reassumir a presidência da Mesa Diretora e dar posse aos demais colegas.

Ainda debilitada pelo AVC que sofreu no mês de fevereiro do ano passado, a deputada Amália Santana assinou seu termo de posse de seu lugar no plenário sem se dirigir à tribuna. Santana foi auxiliada pelos colegas Valderez Castelo Brando e Olyntho Neto que a ajudaram a ficar em pé. Emocionada, a deputada fez o juramento e foi aplaudida de pé por todos no plenário e Mesa Diretora.

Também chamou atenção o juramento de Toinho Andrade que, antes de assinar o termo, justificou a mudança de seu nome no painel de presença do plenário da casa. Toinho passa a ser identificado a partir de agora como Antônio Andrade como forma de homenagear, segundo ele, seu pai que tinha o mesmo o nome e com quem teria sonhado. “Tive um sonho real com meu pai e ele me pediu essa homenagem”, declarou o deputado.

O deputado reeleito Valdemar Júnior (MDB) subiu à tribuna acompanhado de dois filhos e fez um breve discurso. Agradeceu aos votos que recebeu e fez compromisso com os servidores públicos do estado do Tocantins.

A maioria dos deputados agradeceu aos eleitores e suas famílias pelo apoio e votos recebidos.

Acompanharam a sessão o governador Mauro Carlesse e Wanderlei Barbosa, além de outras autoridades, chefes de órgãos públicos e autarquias e líderes políticos.

Os deputados empossados irão exercer o mandato até 2022.

A sessão solene foi encerrada e marcada para a sequência a sessão de votação da nova Mesa Diretora. Como antecipado, dois candidatos devem concorrer, Luana Ribeiro e Toinho Andrade. Contando com o favoritismo do governo e apoio da maioria dos deputados, Andrade nega que seja favorito, mas afirmou que colocou seu nome à disposição e espera contar com o apoio dos colegas.

Andrade também comentou a operação policial que investiga servidores fantasmas na Assembleia Legislativa. O gabinete do deputado foi um dos alvos da ação da polícia nesta quinta-feira, 31. “Eu não tomei conhecimento, não sei o que aconteceu. Quando eu souber eu me pronuncio”, declarou o deputado esquivando-se de comentar mais detalhes sobre os impactos da operação em sua votação.

Já Luana Ribeiro confirmou que manterá seu nome na disputa, mesmo sem contar com a maioria do apoio. “Estou firme e decidida, mesmo que o governo tenha escolhido por outro candidato eu decidi manter meu nome”, disse.

A votação terá início em aproximadamente uma hora.


Confira os deputados que tomaram posse.


Léo Barbosa (SD); Júnior Geo (Pros); Cláudia Lelis (PV); Vanda Monteiro (PSL); Ivory de Lira (PPL); Jair Farias (MDB); Fabion Gomes (PR); Issam Saado(PV); Amélio Cayres (SD); Amália Santana (PT); Zé Roberto (PT); Vilmar de Oliveira (SD);  Toinho Andrade (PHS); Eduardo Siqueira Campos (DEM) Valderez Castelo Branco (PP) Ricardo Ayres (PSB); Luana Ribeiro (PSDB); Valdemar Júnior (MDB); Elenil da Penha (MDB); Nilton Franco (MDB); Jorge Frederico (MDB); Cleiton Cardoso (PTC); Eduardo do Dertins (PPS) e Olyntho Neto (PSDB)