Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Deputados e convidados começam a chegar para sessão de posse

Deputados e convidados começam a chegar para sessão de posse Foto: Adenauer Cunha

Foto: Adenauer Cunha Deputados e convidados começam a chegar para sessão de posse Deputados e convidados começam a chegar para sessão de posse

A posse dos deputados estaduais para a 9ª legislatura da Assembleia Legislativa do Tocantins está marcada para as 9h desta sexta-feira, porém os preparativos movimentam a casa desde o início da manhã.

Na entrada do prédio prefeitos, secretários de estado e outras autoridades realizam o credenciamento para a sessão. Já no interior funcionários, apoiadores e correligionários dos parlamentares lotam o hall de entrada e corredores da Assembleia.

Dos 24 deputados que tomam posse nesta sexta, 8 são novatos e 16 foram reeleitos para mais um mandato.

Os novatos são os deputados Léo Barbosa (SD); Júnior Geo (Pros); Cláudia Lelis (PV); Vanda Monteiro (PSL); Ivory de Lira (PPL); Jair Farias (MDB); Fabion Gomes (PR) e Issam (PV).

Já os parlamentares Amélio Cayres (SD); Amália Santana (PT); Zé Roberto (PT); Vilmar de Oliveira (SD);  Toinho Andrade (PHS); Eduardo Siqueira Campos (DEM) Valderez Castelo Branco (PP) Ricardo Ayres (PSB); Luana Ribeiro (PSDB); Valdemar Júnior (MDB); Elenil da Penha (MDB); Nilton Franco (MDB); Jorge Frederico (MDB); Cleiton Cardoso (PTC); Eduardo do Dertins (PPS) e Olyntho Neto (PSDB) foram reeleitos.

A nova legislatura se inicia logo após a posse dos deputados, bem como devem iniciar também os trabalhos da casa de leis.

Na sequência os parlamentares escolhem a nova Mesa Diretora. O deputado mais cotado para assumir o cargo de presidente é Toinho Andrade, que conseguiu maioria entre os parlamentares em uma disputa velada com Luana Ribeiro, antes do pleito oficial.

Também é esperada para hoje a votação do orçamento do estado para 2019.