Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O Congresso Nacional deu início aos trabalhos legislativos em sessão conjunta da Câmara e Senado, nesta segunda-feira, às 15 h.  O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP) presidiu a sessão, ao lado do presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia, também do Democratas. A ascensão do partido aos dois principais postos do Congresso Nacional ampliará a visibilidade da deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), que tem relação de proximidade com os colegas de partido.

Com as mudanças na mesa diretora a deputada tocantinense assumiu a Coordenação da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados, cargo anteriormente ocupado pela deputada Soraya Santos (MDB) que agora ocupa a 1ª Secretaria da Câmara. Dorinha também é presidente do Democratas Mulher, e com o crescimento de 15% da bancada feminina, a maior da história da Câmara dos Deputados, o debate em torno das pautas de defesa dos direitos da mulher ganhará força. 

“É um momento importante para o Brasil e para o Tocantins, onde há muita expectativa por reformas em questões urgentes como a saúde, a segurança pública e a educação. O apoio direto dos presidentes das Casas é uma porta que se abre para colocar em pauta projetos de interesse do Estado e também para obter mais apoio institucional nas nossas demandas junto ao governo federal. Sem dúvida, é um trabalho que farei de perto para garantir que seja um momento muito positivo para o Tocantins”, destacou a deputada Dorinha. 

Frente Parlamentar da Educação 

Em conjunto com outros parlamentares, Dorinha deu início ao recolhimento de assinaturas para a criação da Frente Parlamentar Mista da Educação, que tem o objetivo de reunir deputados e senadores que queiram fortalecer o trabalho da educação e agilizar a tramitação de projetos sobre o tema no Congresso Nacional. Uma cerimônia de lançamento da Frente está prevista para acontecer ainda no mês de fevereiro. 

“Essa bancada suprapartidária terá todo o suporte técnico necessário para colocarmos em pauta projetos estratégicos para o desenvolvimento da educação do país. Inicialmente focaremos na primeira infância e a prioridade é colocar em pauta a PEC 15/15, da qual eu sou relatora, que torna definitivo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica”, afirmou Dorinha.  

Em dezembro do ano passado, a deputada esteve em Oxford no Reino Unido, a convite da Fundação Leman, para participar de um encontro que reuniu autoridades em educação de diversos países no qual foi elaborado o documento “Educação Já”, que estabelece sete metas para o desenvolvimento da educação no Brasil nos próximos quatro anos. Entre as metas está à criação de Frente Parlamentar.