A delegada da Polícia Civil do Tocatins, Cinthia Paula de Lima, deixará a presidência da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ) na próxima sexta-feira, 15. Cinthia continuará na associação, mas segue agora como membro da diretoria.
A policial atua como delegada de polícia há cerca de 17 anos. Neste período trabalhou em delegacias circunscricionais na capital e no interior do Tocantins, coordenou a Academia de Polícia Civil (Acadepol), foi presidente, por dois mandatos, do Sindicato de Delegados da Polícia Civil do Estado (Sindepol/TO) e nesta semana encerra seu mandato de pouco mais de um ano frente à ADPJ, sendo cofundadora e a primeira presidente da instituição.
O desempenho de suas funções levaram a resultados significativos como à valorização dos Delegados de Polícia Judiciária e juntamente com a diretoria deliberou muitas propostas de melhorias à Segurança Pública no País. Frente à ADPJ, Cinthia, ainda promoveu o I Congresso Jurídico da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária que qualificou mais de 220 Delegados de todo o País. O evento aconteceu em Touros (RN), no final de 2018 e na ocasião foi elaborada e encaminhada a carta do Rio Grande do Norte para todas as entidades da Polícia Judiciária brasileira e também para os governantes com uma série de medidas que buscam a melhoria da atuação dos profissionais, bem como a garantia da autonomia financeira e administrativa da polícia judiciária.
Para a delegada, atuar frente à ADPJ foi um desafio e ao mesmo tempo uma grande satisfação. “Pude contribuir para a melhoria do sistema de segurança pública do nosso país, apresentar e defender as nossas demandas frente à Câmara dos Deputados, no Senado e em reuniões estratégicas, foi sim um período muito desafiador, mas gratificante, pois a associação nasceu do desejo de mudança e hoje vejo que muitos acreditam nessa mudança, até porque já somos mais de 10 mil delegados associados à ADPJ! Eu só tenho a agradecer a minha diretoria pelo esforço que nos possibilitou lutar diariamente em busca de melhorias à Polícia Judiciária do nosso país”, comenta emocionada Cinthia.
Ações da ADPJ 2017/2019
Confira abaixo as principais ações realizadas durante o mandato da presidente, Cinthia Paula de Lima juntamente com o trabalho de toda a diretoria frente à ADPJ.
Encontro em Brasília para tratar de assuntos sobre a PEC da reforma da previdência;
Participação na posse da nova diretoria da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba - ADEPDEL;
Apoio à aprovação do PLS nº 366/2015 de autoria do Senador Roberto Rocha, com a finalidade de garantir mais segurança jurídica ao inquérito policial para o combate ao crime organizado e redução da impunidade.
Encontro na Câmara dos Deputados para dialogar sobre o Projeto de Lei nº 3.734/2012 que visava a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Na ocasião a presidente da ADPJ Cinthia Paula de Lima, o Presidente da ADEPDEL e Vice-Presidente da ADPJ,Steferson Nogueira, juntamente com 4 representantes de outros estados defenderam o adiamento do Projeto, pois havia necessidade de discussões junto à classe envolvida.
Acompanhamento de demais assuntos de interesse da classe nas sessões da Câmara dos Deputados, em Brasília;
Realização de assembleias extraordinárias, a fim de debater assuntos e projetos envolvendo a categoria;
Participação e apoio na leitura do parecer do relator, Deputado João Campos, na comissão especial do PL 8045/10 - novo Código de Processo Penal.
Apoio ao Ato de Desagravo em apoio aos Delegados do Rio de Janeiro.
Participação na 51ª Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia, momento que deliberou e aprovou seis resoluções sobre temas relacionados à segurança pública, garantindo assim a segurança da população.
Manifestação às ações do Secretário de Segurança Pública do Estado da Paraíba após exonerar Delegados injustamente das suas funções por perseguição política e apoio à Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (ADEPDEL) e aos profissionais envolvidos;
Participação no Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade (IACC), momento para debater a Segurança Pública, com o objetivo de torná-la prioridade na agenda estratégica do País e assim garantir o combate à criminalidade mais eficiente.
Acompanhamento e apoio à situação da Polícia Civil do Tocantins, referente à exoneração de mais de 160 servidores da SSP, entre eles 12 delegados regionais da Polícia Civil.
Realização do I Congresso Jurídico da ADPJ entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, em Touros (RN), momento este que reuniu e qualificou mais de 220 Delegados e líderes da segurança pública de vários estados brasileiros.
Reunião em Assembleia Geral Extraordinária, na sede da Sindepo para tratar de projetos prioritários de alterações do atual sistema de segurança pública previstos para serem implantados na próxima legislatura.
Além de inúmeras visitas a Deputados Federais e a Senadores, com o objetivo de discutir sobre a segurança pública no país e apresentação de novos projetos.