Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A floresta amazônica se estende por 5,5 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 60% estão em terras brasileiras, divididos entre nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão). As espécies que compõem a Amazônia representam 10% de toda a biodiversidade do planeta, incluindo 40.000 tipos diferentes de plantas nativas, 3.000 espécies de peixes de água doce e mais de 370 espécies de répteis. Há mais de 40 anos, esse número vem diminuindo cada vez mais.

Segundo dados do Boletim do Desmatamento (SAD), o desmatamento da floresta amazônica em dezembro de 2108 subiu 34% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 246 km² perdidos. Nos últimos 40 anos, 20% da floresta tropical foi desmatada para a produção de madeira e para dar lugar a terras agrícolas. Um relatório da WWF, ONG de defesa do meio-ambiente, aponta que desde 1970, a Amazônia perdeu 20% de sua área e o Cerrado, 50%. Caso esse número chegue a 25%, o processo de degradação da floresta amazônia será irreversível.

Tendo em vista a preservação da vida silvestre amazônica, o Ministério do Meio Ambiente aprovou em janeiro um plano para a preservação de mamíferos aquáticos da Amazônia em perigo de extinção. Entre eles estão o boto-cor-de-rosa, o boto-do-araguaia, a ariranha e o peixe-boi-da-amazônia. O plano visa diminuir a pressão da atividade pesqueira, a promoção da educação ambiental e preservação dos habitats aquáticos desse animais.

Cada ação conta

A educação ambiental tem como objetivo instruir a população no sentido de adquirir mais consciência ambiental em suas escolhas cotidianas. Assim, cada pessoa pode fazer sua parte para cuidar não só da Amazônia, mas do meio-ambiente como um todo.

A WWF dá algumas dicas para que as pessoas possam ajudar a salvar o meio-ambiente através de ações diárias.

1)    Informe-se: Mantenha-se atualizado e informado sobre o que está acontecendo no mundo e na sua região. Leia a seção de meio-ambiente dos veículos de comunicação, siga perfis online de ativistas conhecidos e assine newsletters de ONGs e órgãos públicos.

2)    Reduza seus resíduos: Cada produto comprado deixa uma pegada ambiental, desde os materiais usados para produzi-lo, passando pela poluição emitida durante sua fabricação e transporte, até as embalagens que acabam em aterros sanitários. O impacto da poluição plástica nos rios e oceanos na vida marinha é cada vez mais grave. Recicle seu lixo, opte por produtos reutilizáveis como canudos de inox, bolsas de tecido, guardanapos de tecido e coletores menstruais para reduzir seu consumo de plástico.

3)    Alimentação consciente: A produção de alimentos está no cerne de uma série de questões ambientais e é um dos grandes agentes das mudanças climáticas, sendo responsável por quase 1/4 das emissões globais de gases na atmosfera e também pelo desmatamento na Amazônia. Reduzindo o consumo de carne e de produtos lácteos, você ajuda o meio-ambiente e melhora a sua saúde.