Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O mercado de energia fotovoltaica (energia solar) vem crescendo em todo mundo. No Brasil, a expectativa é que o setor alcance um crescimento de 300% este ano. Segundo estimativas do Governo Federal, a tendência é que até 2040 este mercado movimente US$ 100 bilhões. Em busca de consolidar o setor no Tocantins, o diretor-presidente do Grupo Jorima e filiado à Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Joseph Madeira, participou de reunião com o governador do Piaui, Wellington Dias, a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura Bezerra, e empresários do setor na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. 

A convite de Joseph Madeira, também participaram do encontro o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Leonardo Sette Cintras, como representante do governador Mauro Carlesse, e o diretor da Sindustrial, Bias Augusto Daré Júnior, 

Foram apresentados os avanços alcançados pelo Estado do Piauí no setor de energia fotovoltaica e discutidas parcerias, tanto com o Governo do Piauí, quanto com empresários que já atuam no mercado em outros estados para fortalecer o setor de energia fotovoltaica no Tocantins. “São parcerias importantes para ampliar a capacidade de produção de energia fotovoltaica no nosso Estado, que vão garantir novos investimentos, gerar emprego e oferecer energia limpa para os tocantinenses”, avalia Joseph Madeira. 

O Tocantins, apesar de ter grande potencial de produção de energia fotovoltaica, hoje explora pouco esse mercado. No Ranking Nacional da Geração Distribuída Solar Fotovoltaica, o Tocantins ocupa apenas a 21ª posição. “Sabemos do enorme potencial que o nosso Estado possui na geração de energia fotovoltaica e por isso acreditamos que em pouco tempo o Tocantins será um dos maiores nesse mercado”, pontuou Joseph Madeira. 

Encontro

Na próxima semana, o Grupo Jorima trará a Palmas o presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia, e os diretores da Balfar Solar Indústria Fotoelétrica, Antônio de Paula Barbara e Antônio Velasco, para reuniões com o governador Mauro Carlesse, secretários de estados e da Prefeitura de Palmas, para discutir a política de incentivos fiscais para as indústrias do setor. As reuniões acontecerão entre os dias 18 e 19 de fevereiro.